ESTUDE NA UNIT
MENU

Biblioteca Unit participa do 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva

Rede de Leitura inclusiva reforça a importância do acesso à leitura como ferramenta de inclusão e transformadora para pessoas com deficiência

às 17h08
A segunda edição do Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe aconteceu durante essa quarta-feira, 20, no mirante da Treze de Julho. O objetivo foi ampliar as oportunidades de acesso ao livro e à leitura para toda a diversidade humana, fazendo da leitura uma agente transformadora e de inclusão.
Bibliotecária da Unit Gislene Dias
Bibliotecária da Unit Gislene Dias
Maria Verônica, de Boquim, aprendeu a ler em braile sozinha há cerca de oito anos
Maria Verônica compartilhou sua história
Evento é em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência
Oficina de braile
Contação de histórias
Egresso da Unit, vereador de Aracaju Lucas Aribé, é um dos idealizadores e organizadores do evento
Ana Paula Silva, coordenadora do Acesso ao Livro da Fundação Dorina
Stand sensorial da Embrapa aguçou os sentidos dos participantes
Stand sensorial da Embrapa
Teve lançamento de livros acessíveis
Biblioteca Sesc itinerante fez parte do evento
Compartilhe:

A biblioteca da Universidade Tiradentes faz parte da Rede estadual, pois contribui com a leitura inclusiva, além de proporcionar acesso a diversificadas áreas do conhecimento.

A iniciativa é em alusão ao dia nacional de luta pela pessoa com deficiência, comemorado neste dia 21, e também faz parte da programação da 5ª Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador de Aracaju e egresso da Unit Lucas Aribé.

De acordo com a bibliotecária da Unit Gislene Dias, o evento é um marco para a sociedade. “Tudo o que diz respeito à acessibilidade a Unit está presente, porque entendemos toda a importância da acessibilidade. E saber que Lucas Aribé passou por lá durante sua graduação é muito gratificante. A Unit não poderia estar de fora da Rede de leitura inclusiva, aliás, já faz parte deste grupo há mais de um ano”, afirma.

O evento

Foi um dia inteiro de diálogo e vivências literárias inclusivas, como rodas de leitura com audiodescrição e interpretação em libras, atividades como a ‘trilha da inclusão’, jardim e estande sensorial com plantas, sementes e frutos, e uma dinâmica que ajudou a desenvolver os sentidos dos participantes.

“Tudo isso para que toda a sociedade pudesse entender como é necessário incluir as pessoas com deficiência a partir da leitura, e como esse processo é transformador. Começamos a articular o encontro aqui em 2015 e logo os resultados foram expressivos. Este segundo encontro é resultado do trabalho em rede de verdade, porque foi construído de forma coletiva, envolvendo vários parceiros, cada um ofertando seus potenciais locais e promovendo o crescimento em prol da acessibilidade da pessoa com deficiência”, explica a coordenadora do Acesso ao Livro da Fundação Dorina, proponente do projeto, Ana Paula Silva.

Cerca de 150 pessoas com deficiência participaram da iniciativa, dentre elas a eterna estudante Maria Verônica Esteves, de 60 anos. “Mesmo sem professor de braille, eu comecei a aprender há cerca de oito anos na minha comunidade em Boquim, ao lado dos meus amigos e familiares. Foi muito bom saber que eu poderia contar com eles, e hoje eu conto as histórias que consigo ler para eles”, comemora.

A iniciativa contou ainda com a biblioteca itinerante do Sesc, com oficinas de libras e audiodescrição, além de outras instituições parceiras, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa –, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Coordenação de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual de Aracaju.

Biblioteca inclusiva

A biblioteca inclusiva da Unit tem parceria com a Fundação Dorina e oferece à comunidade publicações de todas as áreas do conhecimento, além estrutura e material que colabora com o acesso às pessoas com deficiência, como computadores adaptados, lupa eletrônica e audiobooks.

 

Compartilhe: