A biblioteca da Universidade Tiradentes faz parte da Rede estadual, pois contribui com a leitura inclusiva, além de proporcionar acesso a diversificadas áreas do conhecimento.
A iniciativa é em alusão ao dia nacional de luta pela pessoa com deficiência, comemorado neste dia 21, e também faz parte da programação da 5ª Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador de Aracaju e egresso da Unit Lucas Aribé.
De acordo com a bibliotecária da Unit Gislene Dias, o evento é um marco para a sociedade. “Tudo o que diz respeito à acessibilidade a Unit está presente, porque entendemos toda a importância da acessibilidade. E saber que Lucas Aribé passou por lá durante sua graduação é muito gratificante. A Unit não poderia estar de fora da Rede de leitura inclusiva, aliás, já faz parte deste grupo há mais de um ano”, afirma.
O evento
Foi um dia inteiro de diálogo e vivências literárias inclusivas, como rodas de leitura com audiodescrição e interpretação em libras, atividades como a ‘trilha da inclusão’, jardim e estande sensorial com plantas, sementes e frutos, e uma dinâmica que ajudou a desenvolver os sentidos dos participantes.
“Tudo isso para que toda a sociedade pudesse entender como é necessário incluir as pessoas com deficiência a partir da leitura, e como esse processo é transformador. Começamos a articular o encontro aqui em 2015 e logo os resultados foram expressivos. Este segundo encontro é resultado do trabalho em rede de verdade, porque foi construído de forma coletiva, envolvendo vários parceiros, cada um ofertando seus potenciais locais e promovendo o crescimento em prol da acessibilidade da pessoa com deficiência”, explica a coordenadora do Acesso ao Livro da Fundação Dorina, proponente do projeto, Ana Paula Silva.
Cerca de 150 pessoas com deficiência participaram da iniciativa, dentre elas a eterna estudante Maria Verônica Esteves, de 60 anos. “Mesmo sem professor de braille, eu comecei a aprender há cerca de oito anos na minha comunidade em Boquim, ao lado dos meus amigos e familiares. Foi muito bom saber que eu poderia contar com eles, e hoje eu conto as histórias que consigo ler para eles”, comemora.
A iniciativa contou ainda com a biblioteca itinerante do Sesc, com oficinas de libras e audiodescrição, além de outras instituições parceiras, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa –, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Coordenação de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual de Aracaju.
Biblioteca inclusiva
A biblioteca inclusiva da Unit tem parceria com a Fundação Dorina e oferece à comunidade publicações de todas as áreas do conhecimento, além estrutura e material que colabora com o acesso às pessoas com deficiência, como computadores adaptados, lupa eletrônica e audiobooks.