A Turquia é um país eurasiático constituído por uma parte europeia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia. Segundo o Centro Cultural Brasil Turquia – CCBT –, o País é o sétimo mais visitado do planeta. A cultura rica e o turismo turco diversificado chama atenção de estudantes, profissionais e curiosos de todo o mundo seja para visitas, intercâmbio ou outras possibilidades de atuação no País. E para compartilhar essas questões culturais, a coordenação do Unit Idiomas organizou nessa quinta-feira, 22 de maio, na sala 17, bloco A do Campus Aracaju Farolândia, a Oficina Turca.
Ministrada pelo turco e acadêmico do 4º período de Pedagogia, Taha Yilmaz, a oficina chamou atenção de dezenas de estudantes da Universidade Tiradentes. “Fazemos este trabalho em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, além de realizarmos as oficinas em universidades. Apresentamos, por exemplo, a cultura do País, idioma, a comunicação básica turca e o Centro Cultural Brasil Turquia”, explica Taha. Entre as curiosidades mais pontuadas pelos alunos, Taha ressalta o idioma e as vestimentas. “Eles sempre perguntam muito sobre o idioma, o uso da burca”, destaca.
O aluno chegou ao Brasil através do Centro Cultural Brasil Turquia, uma organização fundada por um grupo de turcos e brasileiros, com objetivo de aproximar os dois países através de atividades culturais e acadêmicas. Taha aprendeu a Língua Portuguesa em São Paulo e foi enviado a Aracaju para ensinar turco no CCBT. Ele aproveitou a oportunidade para entrar no curso de Pedagogia da instituição. “Estou gostando muito da universidade e de Sergipe”, afirma o estudante.
Empolgado com a atividade e interessado pela cultura de países orientais, o acadêmico do 3º período Osmar Morlin fez questão de participar da oficina “Na minha área, uma das coisas que mais gosto é a arquitetura islâmica, oriental, que é totalmente diferente. E me identifico muito com a cultura oriental, porque é vasta, profunda, diferente, mas ainda pouco divulgada. Vale a pena participar desses eventos pela questão de conhecer e vivenciar experiências com pessoas que são da Turquia”, afirma Osmar.
Para o coordenador do Unit Idiomas, Marcio Ramos, a atividade desperta a curiosidade dos estudantes para novas possibilidades culturais. “A proposta da oficina é trazer para o aluno algo diferenciada. Nossa intenção é despertar no aluno esta visão de mundo e o interesse por outras culturas, idiomas e comportamentos”, finaliza o coordenador.
Fotos: Marcelo Freitas