Estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Ciências Biológicas do Brasil participaram da terceira edição do Simpósio Nacional de Áreas Protegidas. O evento realizado na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, entre os dias 28 e 30 de maio, teve, entre outros objetivos, contribuir para o fortalecimento das áreas protegidas do Brasil, discutir a importância da conservação nos diferentes biomas brasileiros; conhecer e discutir os avanços e desafios na gestão e manejo de Unidades de Conservação e possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, profissionais, alunos e gestores de áreas protegidas.
Os acadêmicos da Unit Camila Pereira de Almeida, Gustavo Araújo Palmeira, Igor Azevedo Souza e Débora Joice da Silva Ferreira, juntamente com a professora orientadora Andressa Coelho, representaram Sergipe no Simpósio submetendo artigos para os anais do evento como ‘Questões socioambientais no alto sertão sergipano: representações sociais do monumento natural grota do angico, em poço redondo, Sergipe, pelas comunidades locais’; ‘Levantamento biológico dos planos de manejo de duas unidades de conservação de proteção integral do Estado de Sergipe’; e ‘Interações entre grupos de micos-leões dourados, leontopithecus rosalia: a importância das RPPNS para a restauração da conectividade na paisagem fragmentada’. Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unit, José Roque Raposo, a participação dos alunos no Seminário é a oportunidade de trocar experiências.
“A participação de alunos do curso de Biologia proporciona oportunidade de expandir conhecimentos, fazer novos contatos e transferência de informações. Além disso, foi de extrema importância, uma vez que os mesmos foram os únicos representantes do Estado a participar do Simpósio”, ressalta José Roque Raposo.