ESTUDE NA UNIT
MENU

Atleta paralímpico se recupera de contusão no Centro de Fisioterapia da Unit

O atleta está submetido a um tratamento intensivo para recuperar de lesões comuns em corredores

às 18h34
Os exercícios são acompanhados pela acadêmica
Os exercícios são acompanhados pela acadêmica
Rodrigo de Faro Silva, Alan Bizerra e Elaine Santana
Cada exercício atende à necessidade da musculatura
Compartilhe:

Alan Bizerra é o mais novo paciente do Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes – Unit. O atleta está submetido a um tratamento intensivo de dez sessões com o objetivo de se recuperar de dores no joelho esquerdo ocasionadas pelo excesso de treino e de competições após ter participado da Maratona de Londres.

De acordo com o preceptor do Centro de Ortopedia do Centro de Fisioterapia da Unit, o fisioterapeuta Rodrigo de Faro Silva, Alan apresenta uma dor no joelho esquerdo, muito comum em atletas corredores. “Quando a musculatura do atleta não está bem preparada para a atividade física, acaba provocando um movimento inadequado que exacerba o aparecimento de dores e o consequente aparecimento de lesões”, explica o preceptor.

“Estamos priorizando o fortalecimento da musculatura para melhorar a estabilidade e até mesmo a performance na sua corrida”, complementa o Rodrigo que acompanha o trabalho de reabilitação que Alan vem fazendo sob os cuidados da acadêmica Elaine Santana.

Para a aluna, é um privilégio poder estar reabilitando um atleta em ascensão como Alan Bizerra. “Nunca imaginei cuidar de um profissional do perfil dele e é muito gratificante para mim já no final do curso tratar de um atleta que vem despontando no cenário internacional”, comenta Elaine Santana. 

Centro de Fisioterapia Unit

Instalado no Bairro Industrial, em Aracaju, o Centro de Fisioterapia Ninota Garcia foi criado há cerca de 15 anos para o desenvolvimento de atividades práticas do curso e hoje é considerado como um dos mais importantes e equipados da região Nordeste. 

“O Centro atende aos conveniados do SUS e demais convênios com a oferta de todas as modalidades e nunca deixamos de fazer o tratamento específico para atletas como Alan e jogadores que por aqui já passaram. Isso representa um benefício para eles e oportunidade de conhecimento para os nossos alunos”, lembra a diretora do Centro de Educação e Saúde da Unit, professora Albertina Xavier.

Ciente da qualidade dos serviços que são oferecidos pelo Centro de Fisioterapia da Unit, o coordenador de Esportes, professor Walter Thiessen, ensaia uma negociação com a coordenação de Fisioterapia que pode resultar em breve espaço de tempo no atendimento aos estudantes que durante suas práticas desportivas sofram algum tipo de lesão.

“Esse é o primeiro passo de um projeto através do qual pretendemos envolver toda a área de Saúde da Unit para que possamos fazer com que os nossos atletas tenham esse acompanhamento”, explica o professor Walter.

Alan Bizerra

De olho na Maratona de Tóquio em 2020, Alan participou em maio da Maratona de Londres motivado pelo desejo de integrar a seleção brasileira paralímpica nos jogos que ocorrem no Japão. Entretanto, pelo excesso de treinos, o corredor já sentia dores, o que o limitou a um percurso de apenas 21 dos 42 quilômetros da prova.

“A lesão começou quando competi na Colômbia, início do ano. De volta a São Paulo, iniciei o tratamento, mas, como tive de continuar treinando, não consegui me recuperar a tempo para a maratona de Londres. Agora tive de parar os treinos e intensificar o tratamento para regressar aos treinos o mais rápido possível”, comenta o atleta.

Compartilhe: