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Jornada Pedagógica discute currículo por competência


às 19h55
Professor roberto de Armas
Professor roberto de Armas
A professora Arleide Barreto e o Professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior
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Professor roberto de Armas

Professor Roberto de Armas

Professores da Unit dos cursos da área de Engenharia e dos cursos da área de Negócios (Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) participam de evento que tem como objetivo principal discutir a Concepção, implantação e resultados do Currículo por Competências.

O encontro entre os docentes dos cursos citados e os palestrantes ocorreu às 14 horas desta segunda-feira, 21, no Auditório Padre Melo, Campus Aracaju Farolândia, oportunidade em que a Superintendência Acadêmica juntamente com a Coordenação de Graduação deu continuidade a um projeto iniciado há dois anos e que tem por objetivo principal sensibilizar e motivar o professor para desenvolver suas atividades acadêmicas de acordo com o que oferece

Trata-se de um dos eventos que integram a programação da Jornada Pedagógica cuja abertura oficial ocorre logo mais à noite no Teatro Tiradentes e que se prolonga por toda a semana com a realização de oficinas e workshops em salas e auditórios do Campus Farolândia.

“Os primeiros passos para implantação do Currículo por Competências nos cursos de Engenharia e dos cursos da área de Negócios da Universidade Tiradentes foi dado em julho de 2012, por meio de ações didático-pedagógica que trazem a prática e o desenvolvimento da identidade profissional para o centro das atividades de aprendizado, privilegiando cada vez mais o desenvolvimento e o aprimoramento de competências essenciais à boa prática profissional”, afirma a assessora educacional da Superintendência Acadêmica, Profa. Esp. Maria Isabel Vasconcelos de Andrade.

“Ao longo da trajetória acadêmica, o conhecimento do aluno é estruturado de acordo com o pensamento interdisciplinar, de modo a permitir uma visão mais ampla e integrada dos fenômenos estudados, contribuindo desta maneira para a transição com sucesso para o mundo do trabalho”, acrescenta a diretora de graduação, professora Arleide Barreto.

A professora Arleide Barreto e o Professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior

A professora Arleide Barreto e o Professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior

O superintendente Acadêmico, professor Eduardo Peixoto lembra que todo o trabalho desenvolvido com os professores tem por objetivo final a aprendizagem do aluno. Daí a importância do envolvimento dos professores que trabalham com currículos por competências porque é através da metodologia de ensino por eles aplicada que os alunos dentro de uma nova concepção curricular.

Essa é a proposta principal na opinião do consultor da Unit na área de competências, o palestrante e professor Roberto de Armas. Durante sua fala, o mestre destacou a necessidade de lidarmos cada vez mais com a transformação na forma como o ensino é oferecido em sala de aula. “É necessário pensar numa nova concepção que esteja diretamente ligada a currículos inovadores que tenham como função principal a valorização da aprendizagem do estudante”, entende o palestrante.

Ele acrescenta que o currículo inovador requer dois elementos fundamentais: a sistematicidade e a integração das disciplinas distintas para que o aluno saiba o que fazer em função das necessidades do mercado de trabalho em prol do desenvolvimento do País.

“Isso só é possível se todos os professores compreenderem, participarem e se integrarem em favor da transformação do ensino”, lembra o conferencista.

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