ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidade Tiradentes sedia Encontro de Chefs de Sergipe

A final do concurso culinário foi realizada na manhã de ontem, 07, no Centro Gastronômico da Unit o Encontro de Chefs de Sergipe.

às 14h13
O estudante de gastronomia, Felipe Canez, foi o grande vencedor de sua categoria. Foto: Divulgação/ Enchefs
Prato vencedor categoria Profissional Foto: Divulgação/ Enchefs
C hef Tâmara Cavalcante foi a vencedora - Foto: Divulgação/ Enchefs
Compartilhe:

Hora de colocar, literalmente, a mão na massa. Na manhã da última quinta-feira, 7, chefs renomados e estudantes de Gastronomia participaram da grande final do concurso culinário do Encontro de Chefs de Sergipe – Enchefs SE. O evento foi realizado no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes. 

“O Enchefs foi concebido como uma forma de premiar e reconhecer o trabalho de chefs de cozinha que se destacam em cada um dos estados. Ao final de uma temporada, o concurso nacional elege o representante da gastronomia brasileira”, comenta o coordenador do curso de Gastronomia da Unit, professor Luciano Moreira.

Depois de três seletivas, a chef Tâmara Cavalcante foi a vencedora e será uma das  representantes do estado na etapa nacional, que acontecerá em Teresina, capital do Piauí. Na final, os participantes foram desafiados a fazer uma receita afetiva, que remetesse à infância de cada um deles. Tâmara criou um prato batizado de “Marmelada”, trazendo uma repaginação de bolo de cenoura, brigadeiro e ambrosia, com base nos ensinamentos passados por suas avós. 

O que dizem os participantes do Encontro de Chefs

“Fiquei na terceira colocação na edição do ano passado, então vim com muita expectativa este ano. Venho me preparando para este acontecimento e, quando soube da proposta afetiva, lembrei de minhas três avós. Elas tiveram muitos netos e não tínhamos muitas condições, então, para dar o que comer a tanta criança, precisava ser algo que rendesse bastante. Por isso sempre tinha bolo de cenoura, brigadeiro e ambrosia na casa delas”, recorda.

“Executei da melhor maneira possível e estou muito feliz com o resultado. Mas, agora, preciso me dedicar mais ainda para mostrar no Enchefs Nacional o que Sergipe tem de melhor”, acrescenta.

Para esta edição do evento, também houve premiação para a categoria estudante. “Solicitamos uma categoria voltada para os acadêmicos para que houvesse uma mobilização e motivação para que eles produzissem e criassem pratos, além de estimular o espírito de competitividade sadia entre eles. Há muito coleguismo. Tivemos a felicidade que, entre outros estudantes de outras instituições, os três finalistas foram da Unit”, enfatiza o coordenador.    

O estudante de gastronomia, Felipe Canez, foi o grande vencedor de sua categoria no encontro de chefs. O jovem, que já atua no ramo da culinária, busca na formação acadêmica a capacitação necessária para seguir na área. Na grande final, ele apresentou o “Manjar dos Deuses”, com creme inglês, praliné de castanha e amendoim e calda de açúcar de coco e limão siciliano.

“Foi uma experiência muito bacana, porque adoro cozinhar. Já estou na área e, agora, concluindo a universidade. O concurso foi mais uma forma de mostrar minhas habilidades e técnicas culinárias, e toda bagagem que adquiri aqui, levarei, com certeza, à prática profissional”, afirma.

Com informações da Assessoria do Enchefs SE

Compartilhe: