ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrado de Direitos Humanos discute América Latina

Curso de mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes discute temas políticos atuais nos ciclos de debates realizados mensalmente

às 23h07
Compartilhe:

Docentes e discentes do mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes discutem temas políticos atuais nos ciclos de debates realizados mensalmente. Próximo dia 05 de dezembro, ocorre o último do semestre com o tema mudanças climáticas, biodiversidade e direitos humanos. Nesta quarta-feira (13), ocorreu mais um debate com participação de professor hispano hablante e professor brasileiro Direitos Humanos na América Latina.

O Ciclo de debates sobre Direitos Humanos na América Latina é coordenado pelo professor Fran Espinoza, que destaca o ganho acadêmico para os alunos ao conviver com pesquisadores de outros países. “A ideia do ciclo de debates é abrir uma visão geral da América Latina, na perspectiva dos direitos humanos. É importante ouvir diferentes palestrantes e vivências porque participam pesquisadores hispano hablantes e que estejam em vivência na América Latina”.

Professor cubano que mora no México, Edmundo del Pozo Mastinez foi o palestrante desse dia. Licenciado em Direito pela Universidade de La Habana e mestre em Direito pela Universidade Nacional Autônoma do México, Edmundo falou de sua pesquisa sobre a constituição cubana e dividiu a palestra com Paulo Renato Vitória, pós-doutorando em Direitos Humanos pela Unit.

“O debate de hoje, além de discutir as questões que estão acontecendo agora na América Latina, como o golpe de Estado na Bolívia, a movimentação popular no Chile e no Equador. No Brasil, essas mesmas políticas estão sendo colocadas em prática. Minha pesquisa é sobre os encontros entre o colonialismo, que violentou a América Latina por mais de 300 anos, e a ofensiva neoliberal que vivemos agora”.

Para Paulo Renato, o Ciclo é uma oportunidade de diálogo para os alunos. “Esse debate é uma excelente iniciativa. É importante fazer esse diálogo principalmente porque o Brasil acaba sendo isolado da América Latina em função do idioma. Para os alunos, é excelente esse contato com diversos pesquisadores”.

Egresso de Direito e aluno do curso de mestrado, Douglas Oliveira é frequentados assíduo do Ciclo. “Desde a graduação, eu me interessei pela área de pesquisa e vi que o mestrado era um caminho viável para a vida acadêmica. Os temas dos Ciclos são importantes, principalmente, porque o Brasil acaba se excluindo da comunidade acadêmica da América Latina”.

“Esse ciclo é importante porque temos contato com temas atuais, temas do mestrado e com pesquisadores de várias áreas. Minha pesquisa fala sobre gênero e a promoção de igualdade de gênero. Escolhi a Unit pela nota no MEC e pela estrutura que a Instituição oferece”, disse a aluna Joyce Vasconcelos Santos.

Compartilhe: