ESTUDE NA UNIT
MENU

Capela da Unit celebra missa de Páscoa pela primeira vez via internet

A transmissão da missa da Capela aconteceu ao vivo via Youtube da Unit e contou com a participação simultânea de mais de 400 pessoas. Link segue disponível para acesso

às 18h24
Captura da Capela durante missa ao vivo
Captura da Capela durante missa ao vivo
Momento em que o padre realiza momento litúrgico
Capela da Unit vista do lado de fora
Momento em que fundadores do Grupo Tiradentes emitem mensagem de esperança
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Capela da Universidade Tiradentes – Unit – realizou pela primeira vez a missa de Páscoa no próprio domingo, este ano comemorado no dia 12. Dessa vez, os fiéis da região do Augusto Franco, bem como alunos, colaboradores e professores da Unit, frequentadores assíduos das ações da Capela, acompanharam a missa celebrada pelo padre João Cláudio ao vivo pelo Youtube. 

A coordenadora da Capela da Unit, professora Rosângela Aragão, explica que a celebração é pela vida Nova, pela Páscoa. “Hoje o mundo acabou vivendo essa quarentena porque parou para se recolher justamente no período da quaresma, para que houvesse esse momento de interiorização para observar a vida, o que realmente é importante e primordial. Sem distinção, ricos e pobres deve fazer esse isolamento social para se proteger”, pontua Rosângela. 

Segundo ela, a Capela da Unit costuma celebrar missa de quaresma na quarta-feira, a chamada Via Sacra. “Esse ano fizemos no domingo de Páscoa, pois é o momento da gente agradecer a Deus por estarmos vivos nessa nova fase que o Senhor está preparando para cada um de nós”, conta.

Na celebração realizada via Youtube, direto da Capela sem fiéis presentes, a leitura da palavra também aconteceu a distância. Gestores do Grupo Tiradentes enviaram sua participação gravada em vídeo e todos foram exibidos durante a transmissão. E os fundadores ainda enviaram mensagem de esperança e renovação a todos. 

“Com a ressurreição no Cristo, vamos ser ajudados para ultrapassar essa situação difícil, que é uma advertência para não esquecermos que nós dependemos do Criador. Cumprimento professores, funcionários, alunos e familiares para que saiamos dessa situação com fé reforçada e dedicados aos nossos semelhantes”, falou o reitor da Unit e fundador do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

A vice-reitora da Unit e fundadora do GT, professora Amélia Cerqueira Uchôa, tambeḿ registrou: “Este é um momento que vamos ter para refletir, porque se Deus vive, nós vamos vencer”.

Para conferir como foi a missa na íntegra, acesse o canal da Unit no Youtube clicando aqui.

Capela da Unit

A Capela da Universidade Tiradentes, edificada em 1840 e restaurada para a inauguração do campus Unit Farolândia em 1994, realiza programações culturais e litúrgicas durante todo o ano voltadas aos moradores do conjunto Augusto Franco, bem como aos alunos, professores e colaboradores da Unit, como missas e programações culturais.

A capela da Unit conserva a estrutura original, bem como os túmulos, com datas a partir de 1907, localizados no interior do templo.

Saiba mais sobre a Capela aqui.

Compartilhe: