Estudantes e professores do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes tiveram trabalhos aprovados no 23º Congresso Brasileiro de Nutrição – Conbran. O evento, realizado no País a cada dois anos com participação de alunos, profissionais e pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro na cidade de Vitória, Espírito Santo. Dos 15 trabalhos enviados pelo grupo da Unit, dez receberam aprovação, cinco a mais do que em 2012.
O tema central do Conbran este ano é ‘Alimentação e nutrição nos excessos e na fome oculta: onde estamos e para onde vamos?’. Dentro desta temática, alunos e professores produziram trabalhos em diversas vertentes: avaliação nutricional, crianças, idosos, alimentação em geral, perfil nutricional dos docentes e outros sobre aspectos que englobam o paciente e coatividade sadia.
Hélio Rocha e Sandra Aline Carrara são dois dos 20 acadêmicos que participarão do Congresso. Enquanto Hélio produziu trabalho sobre Cirurgia Bariátrica, Sandra desenvolveu uma análise do perfil dos docentes da Universidade Tiradentes em relação ao sociodemográfico e topométrico. Para os estudantes do 6º período do curso, a participação será enriquecedora.
“Foi muito boa a notícia. No congresso terei a oportunidade de me aprofundar mais na Nutrição”, observa Hélio. “Através dos trabalhos teremos um conhecimento maior na nossa área de atuação, além da troca de experiências com profissionais e estudantes de outras instituições. É de grande valia para nosso aprendizado”, acredita Sandra.
Para o coordenador do curso de Nutrição Hugo Xavier, a participação no Congresso reflete não apenas o crescimento do curso, mas a qualidade do que é produzido por sua equipe de alunos e professores. “É uma satisfação muito grande e que coroa os cinco anos do curso. A aprovação traz uma notoriedade maior para nós. Tínhamos uma meta junto aos professores da Unit de levar, no mínimo, dez trabalhos para o Congresso e conseguimos. Foi um trabalho muito árduo, mas também muito prazeroso”, observa o professor.
Conheça mais sobre o Conbran aqui.
Fotos: Marcelo Freitas