ESTUDE NA UNIT
MENU

Live comemora 25 anos do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana

Neste sábado, o evento reuniu professores da Universidade Tiradentes, de outros estados e acadêmicos de todo o País

às 21h06
Compartilhe:

O sábado, 25, foi de estudo e de debate para pesquisadores, professores e acadêmicos de Educação Física. Em comemoração pelos 25 anos de existência do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), é realizado, mensalmente, os Seminários Internacionais Virtuais sobre Internacionalização, Ciência e Inovação (SIVICI). O evento reuniu professores da Universidade Tiradentes, de outros estados e acadêmicos de todo o País.

Cultura de esporte, inclusão e pesquisa foram temas abordados durantes as 2h30 de Live. Doutor em Ciência do Esporte na Rússia e Coordenador Pedagógico da Academia Brasiliera de Treinadores no Comitê Olímpico do Brasil, Antônio Carlos Gomes  iniciou o debate falando da cultura do esporte e físico, costumes sociais e destacou que o Brasil se destaca no esporte coletivo.

Questionado sobre sua experiência no Leste Europeu, Antônio Carlos falou como esse trabalho auxiliou sua atuação no Brasil. “Aprendi que não vamos conseguir virar uma escola de esporte mundial se não construirmos uma política de esporte aqui. O esporte acontece por iniciativa da sociedade, na escola, na creche, na associação, na empresa não temos uma política nacional que amarra o esporte na direção do esporte recreacional ou de alto rendimento”.

Ele disse, ainda, que o esporte precisa ser entendido como fomentador de ganhos sociais, de saúde e econômicos.

“Temos que entender o esporte em várias dimensões, o esporte tem dimensões mais ricas que ganhar a medalha de ouro. Ele abrange outras coisas mais significativas, como quando ele é soberano em uma nação, quando propicia ganhos, melhorar negócios, a saúde de uma população”.

LABIMH

Idealizado pelo professor Estélio Henrique Martins Dantas, do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes, o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) surgiu há 25 anos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, formou 130 mestres, 52 doutores e oito pós-doutores.

“Já estamos na 3ª geração de pesquisadores. Alguns dos primeiros doutores que formei, já são docentes de cursos de doutorado e estão formando doutores. Quando vim para a Unit, em 2014, trouxe o LABIMH para a Universidade. Inicialmente, no Curso de Educação Fisica, e atualmente no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente”, disse.

Estélio explicou que, atualmente, o LABIMH está registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e atende à graduação (cursos da área de saúde em geral e ao curso de Medicina em especial) e à Pos-Graduação, abrigando a pesquisa de três doutorandos e quatro mestrandos que estão estudando Exercício & AIDs – em colaboração com a University of Massachusetts/Boston; Câncer e Exercício Físico – em colaboração com a SAN Diego State University; Envelhecimento Saudável – que recentemente recebeu financiamento do Governo Espanhol; Inclusão Social e Esporte Paralímpico – novo projeto solicitado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e Orientação da Vocação e Detecção do Talento Esportivo – projeto apoiado pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

“Todos nós tivemos no esporte uma alavanca para crescer, para ir adiante. O esporte é uma escada, quem quiser subir, chega ao sucesso. A ciência é um passaporte para o mundo, porque abre portas para estágio, doutorado, palestras”.

A Live contou, também, com palestras do professor da Universidade do Pará e doutor em Ciências do Esporte, Divaldo Santana, que discorreu sobre esporte paraolímpico, e Daniel Bottero que falou sobre inovação.

SIVICI

Para a coordenadora geral dos Seminários Internacionais Virtuais sobre Internacionalização, Ciência e Inovação (SIVICI), Karollyni Dantas, a receptividade do público é positiva.

“Nossos palestrantes são pesquisadores e professores da Educação Física e de diversas áreas da saúde do Brasil e do mundo. Trabalhamos em prol do esporte, bem como da inclusão social, auxiliando no desenvolvimento do ser humano. A receptividade do público sempre é bastante positiva. Os participantes são de diversos estados e do mundo, por ser um evento internacional e ter como parceria a IHMN. Nossa programação vai até novembro”.

Para assistir à Live, clique aqui.

Compartilhe: