ESTUDE NA UNIT
MENU

Os desafios e possibilidades da escola virtual

“Este é um momento de reinvenção”, diz psicóloga

às 19h27
Compartilhe:

Os desafios e possibilidades da escola virtual foram debatidos na Live Pós Educação, promovida pelo curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes e transmitida pelo canal da Instituição no youtube.

A professora Cristiane Souza, coordenadora de curso da pós-graduação em Educação da Unit, discutiu o tema com a psicóloga Camilla Carmelo e diversos estudantes da pós, os quais puderam esclarecer dúvidas no decorrer da transmissão.

Cristiane falou da pedagogia do amor e da necessidade de acolhimento entre professor e aluno. “Neste momento, a pedagogia do amor é muito importante. O aluno precisa entender que é acolhido, sentir o receptivo do professor, que precisa estar presente na casa de cada aluno. Estamos nos reinventando, construindo um processo educacional para a pandemia durante a pandemia. Nosso objetivo é que nossos alunos encarem com tranquilidade, que seja um debate aberto, ouvir diversas frentes”, afirmou.

Camilla Carmelo trabalha auxiliando pais e professores nesse novo processo de aprendizagem virtual. Para ela, vivenciamos uma remodelagem educacional.

“As crianças não estão fora do mundo, estão vivendo esse isolamento e o uso da tecnologia, que veio nos auxiliar e se tornou ferramenta da educação. Este é um momento de reinvenção: vocês, enquanto pedagogos, pais, alunos.

Papel social da educação

Essa pandemia revelou o quanto a sociedade depende do educador, do professor, não vivemos sem a educação. A importância desse papel social ficou muito claro”, destacou.

Ela explicou que a escola não é só espaço físico, mas de construção de relações interpessoais

“A escola não é só o espaço físico, ela é um organismo vivo. São as pessoas que a compõem que fazem a escola acontecer. Os formadores de novos educadores precisam se perguntar sobre as dinâmicas de aprendizagem. Essa educação normativa, que todas aprendem da mesma forma não funciona mais. Onde tem um professor e um aluno dispostos a se transformarem, a educação acontece”, disse, aconselhando que pais estimulem o lúdico.

“Vocês têm papel fundamental neste momento, de suporte na educação visual. Porém , os pais nunca terão papel substitutivo. O lúdico faz parte do processo de aprendizagem da criança, é importante que se promova isso em casa, nem que seja com uma caminhada”.

Para assistir à Live completa, clique aqui

Compartilhe: