ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit abre edital para o programa de bolsas de iniciação científica

Orientadores e estudantes têm até o dia 3 de setembro para realizar inscrição.

às 12h27
Compartilhe:

Se você é estudante da Universidade Tiradentes e tem vontade de seguir a carreira científica, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PPgPE – da Unit abre inscrições para o edital de seleção de projetos do programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da instituição de ensino. As inscrições dos orientadores e estudantes podem ser realizadas até o dia 3 de setembro. 

“A Iniciação Científica pode despertar a vocação e o talento para ser um pesquisador no futuro, podendo assim facilitar o ingresso na carreira acadêmica, bem como proporciona o aprimoramento de habilidades e competências, como o compromisso, a responsabilidade e a visão crítica, tão importantes para a carreira profissional”, declara a professora doutora Adriana Karla de Lima, coordenadora de Pesquisa da Unit. 

O programa institucional é composto pelas modalidades de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PIBIC/FAPITEC e PROBIC/Unit, bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, a exemplo da PIBITI/CNPq, PIBITI/FAPITEC e PROBITI/Unit, e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica, denominado de PROVIC/Unit, e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o PROVITI/Unit. Os programas têm como objetivo institucionalizar os projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes da graduação com a regulamentação e o apoio às atividades de pesquisa científicas realizadas na universidade.

“A participação em um Programa de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é uma oportunidade de conhecer um novo ambiente acadêmico, repleto de desafios e novos conhecimentos em áreas específicas de seu interesse”, enfatiza Adriana. 

“Para o discente muitas são as vantagens como, por exemplo, a possibilidade de fazer parte de um grupo de pesquisa, executar experimentos em laboratórios, participar de discussões científicas, desenvolver habilidades na leitura e escrita especializada e poder contribuir para o desenvolvimento da Ciência, por meio da produção de artigos científicos, desenvolvimento de novos produtos tecnológicos, e a participação em eventos científicos, melhorando sua experiência acadêmica e, consequentemente, o seu currículo”, acrescenta. 

Como participar do Programa de bolsas de iniciação científica

Para participar, o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unit, ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq até a data limite de implementação do projeto de pesquisa, ter carga horária disponível compatível com o plano de atividades proposto pelo orientador e suas atividades acadêmicas, entre outros pré-requisitos.  

As propostas deverão ser submetidas pelo orientador exclusivamente por meio de formulário eletrônico, pelo orientador, no Sistema de Administração de Recursos Acadêmicos (SARA)

O resultado final deverá ser divulgado até o dia 30 de setembro.

Para mais informações, clique aqui. Confira também o edital.

Compartilhe: