ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da Unit, curador do GEES, contribui com publicação científica

O artigo, publicado na Neotropical Ichthyology, determina prováveis períodos de parto para o tubarão-galha-preta no sudoeste atlântico.

às 10h25
Compartilhe:

Com o objetivo de colaborar com pesquisas relacionadas à fauna, biologia e pesca de tubarões e raias em Sergipe, o Grupo de Estudo de Elasmobrânquios de Sergipe – GEES – foi criado em maio de 2001. Na época, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes, Thiago Meneses e Fábio Neves, começaram a realizar um levantamento faunístico de tubarões no litoral sergipano. O Grupo fez parceria com a Universidade Tiradentes e iniciou a coleção zoológica, referência regional. 

“Além de pesquisa, o grupo realizava atividades de estágios para alunos do curso e, por três vezes, organizou o Simpósio de Biologia Animal, todos em parceria com a instituição de ensino. Além disso, foi o idealizador do ciclo de palestras em homenagem ao dia do biólogo, evento que hoje passou a ser chamado de Encontro de Biologia da Universidade Tiradentes”, comenta o egresso da Unit e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da instituição de ensino Thiago Meneses.

“O GEES também desenvolveu atividades de educação ambiental, seja com palestras nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, da rede privada e pública, e também com visitações ao seu laboratório, participações em feiras e exposições”, acrescenta o curador geral do grupo. Além do apoio de docentes, o GEES ganhou reforço com a chegada de Celia Waylan, também egressa do curso de Ciências Biológicas.

No último mês de outubro, o grupo contribuiu com coleta de dados de um artigo publicado na Neotropical Ichtyhology, revista científica com foco em todos os aspectos da ictiologia neotropical, publicada pela Sociedade Brasileira de Ictiologia.

“O artigo publicado na Neotropical Ichthyology determina prováveis períodos de parto para o tubarão-galha-preta (Carcharhinus limbatus) no sudoeste atlântico, em que contribuímos com dados de coleta dos exemplares aqui em Sergipe, assim como identificamos prováveis áreas de berçários. As informações de épocas de parto e identificação de áreas de berçários são fundamentais para o manejo e conservação da espécie”, explica Thiago.

“Sempre é muito importante gerar conhecimento de valor que venham a contribuir para o manejo e a conservação dos recursos naturais. Temos muitos dados ainda para tabular, mas ficamos felizes, porque grande parte do conhecimento que temos sobre a nossa fauna de elasmobrânquios aqui no estado foi proveniente de estudo e pesquisas do GEES”, finaliza.

Compartilhe: