ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Jovens Cantores do Brasil seleciona 53 vozes sergipanas

O projeto segue agora para a realização de 40 oficinas de formação e aprimoramento musical que acontecerão na Unit.

às 15h51
Compartilhe:

Após duas seletivas, 53 vozes, entre crianças e adolescentes, garantiram colocação no Projeto Jovens Cantores do Brasil. A última seletiva aconteceu no dia 28 de setembro, no SESC de Nossa Senhora do Socorro, na grande Aracaju, seguindo normas de biossegurança por conta do momento de pandemia do novo coronavírus.

Os novos integrantes do projeto são jovens de escolas públicas e privadas de Sergipe e receberão curso de formação e aprimoramento musical com o renomado Maestro de Minas Gerais, Sérgio Cunha. “Elegemos 53 grandes talentos de Aracaju e de outras partes do estado. Me senti honrado em assistir ao vivo um verdadeiro espetáculo de pequenos grandes talentos.  Sergipe e o Nordeste têm uma grande contribuição junto à nossa cultura e tradições. Sentimos isso no olhar, nas vozes e na rítmica de cada um daqueles jovens. Nós, do projeto Jovens Cantores do Brasil, daremos nossa contribuição aprimorando o que essas crianças trazem na veia com tanta naturalidade. Parabéns a todos os participantes, parabéns Sergipe, que se torna um grande polo da arte e da cultura em nosso país”, comemora Sérgio Cunha, um dos idealizadores do Projeto.

Os alunos serão orientados pela fonoaudióloga paulistana Dra. Silvia Pinho, umas das maiores autoridades da área da voz na América Latina, que cuida de artistas como Fafá de Belém, Daniel, Paulo Gustavo, entre outros.   “Foi um prazer e um grande desafio conseguir eleger 53 crianças e adolescentes, dentre os 200 maravilhosos candidatos que nos enviaram material vocal para a seleção de vozes do coral Jovens Cantores do Brasil. Foi muito emocionante ver a qualidade das vozes sergipanas. Feliz também em poder contemplar as expectativas do Governo Federal do nosso lindo Brasil, trazendo a essas crianças, não apenas a melhora de seu desempenho na técnica cantada, como também o conhecimento sobre a vida e obra de grandes compositores como Villa Lobos, Mozart, Chopin, dentre outros e o apoio e orientação à saúde vocal”, afirma.

Os jovens cantores também serão acompanhados pelos otorrinolaringologistas Prof. Dr. Jeferson  D’Avila e Dr. Daniel D’Ávila, da clínica Otocenter, em Aracaju(SE).

Na seletiva presencial, antes de cada teste vocal, os candidatos passaram por uma equipe que realizou a dermatoglifia informatizada, um estudo científico das impressões digitais, pelo qual é possível analisar o potencial genético de cada indivíduo trazendo um panorama da situação de cada cantor.     “Ao coletar as impressões digitais de todos os dedos, analisamos os padrões dermatoglíficos, ou seja, as imagens e características que se repetem ao longo das digitais. Em uma análise estatística aplicada conseguimos observar padrões e, a partir disso, realizar a detecção dos talentos, potencial vocal e muito mais”, explicou Michael Bispo, representante dos pesquisadores da Universidade Tiradentes, Prof. Dr. Estélio Dantas e Prof. Dr. Rudy José Nodari Júnior, referências no assunto.

O Projeto Jovens Cantores do Brasil, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Pronac 179371, segue agora para a realização de 40 oficinas que acontecerão na Unit. Ao final do ciclo de cursos, o coral fará oito concertos, com acesso gratuito, em locais públicos de Aracaju. O projeto tem o apoio da Universidade Tiradentes, Otocenter, Banco do Nordeste, Colégio Amadeus e Fecomércio Sesc.

Confira a lista dos aprovados:    

Acsa Nunes de Mendonça

Alana Vitória Gonçalves de Oliveira

Anna Beatriz Gomes Mendonça

Ana Luiza Teles de Meneses

Aryell Ricardo Santos Melo

Cecília Menezes Lopes

Chiara Luiza dos Santos

Clara Antônia de Jesus Lima da Cruz

Clarissa Emanuela Andrade Porto Oliveira

Crislayne Martins dos Santos

Danielle Crystine Guimarães Santos

Débora Denise Cardoso Farias Martins

Emily Vitória de Oliveira Santos

Evellyn França Santos

Fabiana Pinheiro Ferreira

Fabrycia Farias da Silva

Isabelly Thalita Santos Ferreira

João Guilherme Cerqueira Brandão de Assis

Joicy Ketlley Silva Santos

Josefa Eduarda Rodrigues de Souza

Julia Fernandes Almeida

Julia Katlly Cavalcante Braga

Julia Moura Passos

Julia Vitória Santos

Julliane Vieira dos Santos Gois

Keyze Ellen Rocha Freitas

Lara Lisboa Rocha Santos

Lavinia Keilly da Silva Lacerda

Letícia Gabriela Fontes Mascarenhas

Leticia Sousa Freire Nascimento

Lívia Nascimento Abreu

Lucymara de Santana Araujo.

Luyza Isabelly Ressurreição Fonseca

Maria Clara de Oliveira Souza

Maria Clara Marques Ferreira

Maria Clara Santos Souza

Maria Fernanda Santiago Silva

Maria Gabrielle de Souza Caetano

Mirian Souza

Nayra Moura Neto Santos

Nicolle Evelyn Santos Queiroz

Nycole Victória Santos Macedo

Patrícia da Cruz Santos

Raquel Vitória dos Santos

Rita de Cássia Cardoso de Melo Souza

Rubens Lucas Chagas

Samira Yasmin Almeida Matos

Sara Marilza Pontes Cruz

Sara Sofia Vieira Souza

Suelen Vitória Oliveira Mendonça

Thaynara Andrade Felix

Yasmin Cecílya Araujo Dantas

Yasmin Moarah Siqueira Santos

Com informações da Assessoria de Imprensa do Projeto Jovens Cantores do Brasil.  
Fotos: Rodrigo Alves

 

Leia também:

Projeto Jovens Cantores do Brasil aterrissa em Sergipe

Reitor da Unit recebe visita de idealizadores do projeto Coral Jovens Cantores do Brasil

Compartilhe: