ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit lança livro com foco nas doenças tropicais negligenciadas

A professora doutora Patrícia Severino é editora do livro com mais de 600 páginas, abordando em profundidade diferentes aspectos das doenças tropicais negligenciadas.

às 14h51
Compartilhe:

A professora da Universidade Tiradentes e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP, doutora Patrícia Severino, lançou recentemente o livro “Applications of Nanobiotechnology for Neglected Tropical Diseases”. A obra, publicada pela editora Elsevier, disponibiliza o que há de mais avançado na área das doenças tropicais negligenciadas e está disponível em dois formatos pelo site.

Com mais de 600 páginas e dividido em 24 capítulos, o livro aborda em profundidade diferentes aspectos das doenças tropicais negligenciadas. Resultado de uma interação nacional e internacional, a obra é um trabalho coletivo de 88 pesquisadores, sob a coordenação de Fábio Formiga da Fiocruz, Inamuddin da Aligarh Muslim University e Patrícia Severino, docente do curso de Farmácia e do Programa de Biotecnologia Industrial da Unit.

“Como pesquisadores da área, observamos a necessidade de reunir os principais grupos de pesquisa atuantes na área de doenças tropicais negligenciadas para desenvolver uma obra atual. Assim, realizamos um levantamento dos principais grupos e fizemos um mapeamento do objeto de estudo de cada um. Assim, tivemos material para alinhar uma proposta junto com a Elsevier”, declara a professora Patrícia.  

“Em pouco tempo, tivemos o aceite e entramos em contato com os autores, convidando-os para a escrita dos capítulos. Com o material pronto, realizamos a revisão e a organização de todo o material, focando em todos os detalhes. Junto com a Elsevier, realizamos o fechamento da editoração. O processo demorou um ano e meio”, acrescenta.

O livro explora a aplicação da nanotecnologia no desenvolvimento de ferramentas seguras, eficazes e confiáveis para prevenir, diagnosticar e tratar NTDs.

Além da editoração, a professora Patrícia Severino também participou do capítulo “Novos processos combinando produtos naturais e materiais sintéticos para o desenvolvimento de nanolarvicidas” juntamente com a professora Juliana Cordeiro e a professora Cláudia Moura Melo. 

 

Sobre a docente

Farmacêutica, Patrícia fez mestrado e doutorado em Engenharia Química na área de Desenvolvimento e Processos Biotecnológicos. A docente está entre os 100 mil melhores pesquisadores no mundo na área de Farmácia. O reconhecimento foi publicado no Journal Plos Biology, cujo banco de dados de um estudo fez a análise do ranking mundial de cientistas.

Compartilhe: