ESTUDE NA UNIT
MENU

Quem são as parceiras do Grupo Tiradentes no Peru e na Colômbia

Os dois países sul-americanos têm como parceiras seis universidades, situadas em belas cidades recheadas de referências históricas

às 19h20
Campus-sede da Universidad Católica de Santa María (UCSM), em Arequipa (Peru)
Campus-sede da Universidad Católica de Santa María (UCSM), em Arequipa (Peru)
Campus-sede da Universidad Santo Tomás, em Tunja (Colômbia)
Campus-sede da Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto), em Bogotá (Colômbia)
Campus-sede da Universidad del Atlántico, em Barranquilla (Colômbia)
Campus da Corporación Universitaria Remington, em Medellín (Colômbia)
Campus-sede da Universidad de Boyacá, em Tunja (Colômbia)
Compartilhe:

A América do Sul tem mais universidades parceiras das instituições do Grupo Tiradentes, com as quais possuem acordos de pesquisa, intercâmbio e mobilidade acadêmica, incluído em formato virtual. Além das cinco instituições presentes no chamado Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai), outras seis universidades estão presentes no Peru e na Colômbia, outros dois vizinhos muito prestigiados pelos brasileiros, e igualmente reconhecidos pela diversidade de culturas e suas belas cidades recheadas de referências históricas. 

Para o estudante interessado ingressar nestas universidades, o caminho é ingressar no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), cujo edital é reaberto semestralmente. A orientação é que o aluno consulte o edital com atenção e se inscreva no programa, não sem antes fazer uma pesquisa sobre a instituição parceira e buscar informações na Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade. A mobilidade só será possível para os cursos em comum entre as instituições do Tiradentes e as parceiras. 

As universidades parceiras do Grupo na Colômbia e no Peru são as seguintes:

Universidad Católica de Santa María

Fundada em 1961, a Universidad Católica de Santa María (UCSM) é a segunda universidade privada mais antiga do Peru e foi fundada pelo padre católico americano padre William Morris Christy (1910-1999). A instituição tem uma boa reputação quanto à empregabilidade e a excelência acadêmica é comprometida com a garantia da educação e formação profissional integral de qualidade. Sua sede fica em Arequipa, ao sul do Peru, perto da fronteira com o Chile. A terra natal do escritor Mário Vargas Llosa possui um grande centro histórico e pontos turísticos como mirantes, igrejas e a vista do vulcão Misti, onde é possível realizar uma visita. A UCSM é um destino que mistura a infraestrutura moderna da universidade e o ambiente historicamente valioso. 

Universidad de Boyacá 

Fundada em 1979, a Universidad de Boyacá conta hoje com três sedes, nas cidades de Tunja, Yopal e Sogamoso, ambas situadas no Departamento de Boyacá, região central da Colômbia. Com uma estrutura de seis grandes faculdades, a instituição conta com diversos projetos de pesquisa e extensão em andamento, que servem para completar a formação acadêmica e profissional dos estudantes, bem como alcançar o objetivo de melhorar sempre e a missão de formar pessoas livres, críticas e comprometidas socialmente.

Universidad Santo Tomás – Tunja

Recriada em 1965, a Universidad Santo Tomás surgiu de um antigo claustro universitário fundado em 1580 – o primeiro da Colômbia – e que funcionou por cerca de 300 anos. Ela conta com uma estrutura de cinco campi nas cidades de Bogotá, Bucaramanga, Medellín, Tunja e Villavicencio. A seção Tunja foi fundada em 1996, se consolidou como uma das melhores universidades da região e oferece dez programas profissionais, onze especializações, oito mestrados e um doutorado. A Santoto, como é mais conhecida, oferece tecnologias, programas profissionais, graduação, pós-graduação em cursos presenciais e a distância em 31 cidades do país e busca oferecer uma formação humana,além de criar profissionais preparados para atender às necessidades da sociedade.

Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto)

Fundada em 1992 como universidade, a Corporación Universitaria Minuto de Dios existe desde 1957, quando era um colégio fundado por padres eudistas no bairro Minuto de Dios, em Bogotá. Hoje, ela oferece cursos superiores nas modalidades presenciais e à distância, contando com diversos campi espalhados por 19 departamentos (estados) colombianos. Em 2016, exportou seu modelo de ensino para a Costa do Marfim, com a criação da Instituição Tecnológica Eudista Africana (IUTEA). Entre 2011 e 2012, a Uniminuto foi reconhecida como história de sucesso internacional em negócios incluídos pela Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial e pelo G20, o grupo de países com maior desenvolvimento econômico. É uma excelente opção para os alunos que buscam aprender na prática e ter uma experiência universitária completa.

Corporación Universitaria Remington

Fundada em 1915 na cidade de Medellín, a Corporación Universitaria Remington surgiu como uma escola de cursos práticos e teóricos, voltada à qualificação profissional e também passou a atuar na educação básica, firmando-se como organização educacional. Em 1996, passou a funcionar como Corporação Universitária e oferecer cursos superiores. Hoje, ela conta com 21 sedes em várias cidades e quase todos os departamentos (estados) da Colômbia. A Remington é uma instituição privada e vem investindo em ampliar seus cursos e sua área de atuação desde a fundação. Por isso, ela oferece a mobilidade de estudos à distância. 

Universidad del Atlántico

Fundada em 1946, a Universidad del Atlántico é uma instituição pública, localizada em Barranquilla. A cidade, onde nasceu a cantora Shakira, abriga o estádio de treinamento da Seleção Colombiana de Futebol e realiza, todos os anos, a principal festa de Carnaval do país, considerada Patrimônio Cultural pela Unesco, além de ser um ótimo local para compras e turismo, pois fica junto ao Mar do Caribe. Estando em uma localização privilegiada, a Universidad del Atlántico tem hoje três campi, 24 mil alunos e um trabalho voltado à excelência acadêmica, ambiental, científica e social.

Na próxima matéria, mostraremos as instituições parceiras do Grupo Tiradentes no México. Continue viajando conosco. 

Leia mais:

O que você quis mais saber sobre estudar no exterior

Mais dicas para planejar o seu intercâmbio internacional

Conheça as parceiras do Grupo Tiradentes no Cone Sul

Asscom | Grupo Tiradentes

 

Compartilhe: