ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes e Cambridge Health Alliance realizam curso sobre saúde global

O curso de extensão é voltado para alunos da área da saúde de todas as unidades do Grupo Tiradentes

às 20h49
Sede do Cambridge Health Alliance, em Boston (Estados Unidos)
Compartilhe:

Os estudantes dos cursos de Saúde das unidades do Grupo Tiradentes (GT) têm agora um curso de extensão que fará a diferença em sua formação. O Global Health Program é um evento realizado pelo Tiradentes Institute em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), de Boston (Estados Unidos). O curso tem duração de 30 horas e vai até o dia 11 de agosto.

Seus assuntos são totalmente voltados para a Saúde Global, com o objetivo de fornecer experiências clínicas, de saúde pública, de pesquisa e de imersão cultural e linguística no exterior, ampliando a perspectiva dos alunos sobre a saúde e a doença humana em diversos sistemas de saúde. O curso pretende ainda promover o desenvolvimento dos estudantes em práticas médicas sensíveis às necessidades das populações carentes e mostrar uma abordagem de equipe de saúde global multidisciplinar, que inclui a colaboração entre uma variedade de cuidados da saúde

As aulas são ministradas em inglês por profissionais de saúde do Cambridge Health Alliance, um dos melhores centros de saúde da região de Boston, para os alunos de graduação presencial da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e dos Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco, além das Faculdades Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes e Goiana (ambas em Pernambuco).

Os temas trabalhados no curso são Saúde e Globalização, Comparação de Sistemas de Saúde, Epidemias e Pandemias, Saúde do Imigrante Refugiado, Saúde e Diversidade, Atenção Primária em Saúde pelo mundo. Cada módulo é dividido em palestras de 2h apresentando o assunto abordado, seguida de seminários, tarefas para grupos ou indivíduos e palestras adicionais que abrangem diferentes áreas aplicadas. Quase todos os módulos incluem uma sessão de leitura crítica de um artigo científico. As sessões são interativas e os alunos são incentivados a aproveitar suas próprias experiências de saúde internacional.

Júlia Gubert, assessora internacional do Grupo Tiradentes, explica que a parceria com o Cambridge Health Alliance foi fechada ainda em 2020 pelo Tiradentes Institute at UMass Boston. “Depois de um longo período de aproximação e negociação com a instituição, nós fechamos um acordo que prevê a realização de três programas diferentes, virtuais e presenciais, com capacidade de impactar diversos alunos da área da saúde, especialmente Medicina”, disse ela.

Cambridge Health Alliance

Dentre as especialidades do CHA, estão cuidados médicos especializados em pessoas LGBTQIA+, populações vulneráveis e de etnias diversas. A unidade americana foi reconhecida como um dos melhores hospitais maternos do país em 2021.

A parceria com o Grupo Tiradentes visa promover três programas para a área da saúde, dando aos estudantes das unidades do GT a oportunidade de terem aula com docentes do Cambridge Health Alliance e cursarem um mês de internato em Boston, além de promover a vinda de profissionais e estudantes dos Estados Unidos para Aracaju, Maceió e Recife.

Tiradentes Institute

O Grupo Tiradentes firmou parceria em 2015 com a University of Massachusetts Boston (UMass Boston), para a implantação do Tiradentes Institute. Ele tem como objetivos fomentar o desenvolvimento de pesquisas, incentivar a mobilidade estudantil, promover a troca de conhecimento científico, bem como proporcionar aos estudantes vivências internacionais motivadoras e formadoras de profissionais qualificados e capacitados para enfrentar os desafios do mundo globalizado.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: