ESTUDE NA UNIT
MENU

Campus da Unit em Estância realiza Cerimônia do Jaleco

Com a presença do reitor Jouberto Uchôa de Mendonça, alunos das turmas de 2020 e 2021 passaram pelo momento da entrega do Jaleco

às 22h09
Compartilhe:

O Jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde. Mas além disso, a peça também é uma marca universal para esses profissionais, representando a atuação na área de saúde, com todos os seus ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados. Foi com o intuito de mostrar para a comunidade o compromisso do acadêmico com a formação e a futura profissão que a Universidade Tiradentes realizou a Cerimônia do Jaleco para as turmas de 2020 e 2021 do curso de Medicina do Campus Estância na última quarta-feira, 6.

Há 17 anos, a Unit faz parte da história do município e em 2020, consolidou o curso de Medicina na região centro sul de Sergipe. As turmas de 2020 e 2021 são as primeiras do Campus Estância e, para homenagear os novos calouros, a Cerimônia aconteceu na última quarta-feira, 7, divida entre os horários das 17h e das 20h, a fim de manter os cuidados com as normas de biossegurança contra a proliferação da Covid-19. Para evitar aglomerações, foram permitidos apenas os parentes mais próximos dos homenageados e ambas as cerimônias foram transmitidas pelo Canal do Youtube da Unit.

Dentre os alunos das novas turmas, destaca-se a inédita iniciativa que contemplou estudantes de escolas públicas do município, com bolsas integrais de estudo para o curso. O processo seletivo seguiu critérios fundamentados em edital que, pela impossibilidade de realização de provas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, definiu a nota dos últimos cinco anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como metodologia para ingresso. Das 50 vagas ofertadas, cinco foram destinadas para candidatos munícipes de Estância e egressos de escolas públicas para concessão de bolsas integrais de estudo.

O evento teve a presença do magnífico reitor, Jouberto Uchôa de Mendonça, da vice-reitora, Amélia Maria Uchôa, do Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Richard Cabral, da Pró-reitora de graduação, Arleide Barreto e da Coordenadora do Campus Estância, Adriana Rocha. Além dos representantes da Universidade, também estiveram presentes o Prefeito de Estância, Gilson Andrade, o vice-prefeito, André Graça, o presidente da Câmara de Vereadores, Misael Dantas, o interventor do Hospital Amparo de Maria, Dr. Max Carvalho e o Doutor Paulo César Gomes. 

Além dos ilustres presentes, a Cerimônia do Jaleco contou com a participação dos novos alunos do curso e dos pais e responsáveis pelos jovens, que fizeram a entrega da peça de forma simbólica para os acadêmicos em Medicina. O Coordenador Richard Cabral destacou a importância do momento. “A Cerimônia do Jaleco é uma cerimônia tradicional que marca o ingresso dos nossos acadêmicos no curso de Medicina. A ideia é mostrar, do ponto de vista simbólico, a mudança do jovem que estava estudando o Ensino Médio e que agora ingressa no curso de Medicina”, disse. 

Já o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça reiterou a felicidade de poder realizar o evento. “É uma tradição da nossa Universidade e esperamos que os pais se sintam em casa e que os nossos novos alunos sejam bem-vindos a nossa instituição. Temos orgulho de termos chegado em Estância, uma terra importantíssima para nossa sociedade, pois, daqui saíram grandes homens e mulheres que contribuíram e contribuem para Sergipe através de uma riqueza histórica incalculável”.

 

Leia Mais:
Escolas médicas da Unit e da Fits ganham mais três programas de residência

Compartilhe: