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Como os produtos de inovação chegam ao mercado e ao dia-a-dia

Tiradentes Innovation Center dispõe de estrutura e metodologias que permitem o desenvolvimento de soluções para resolver problemas e aperfeiçoar o mercado regional

às 22h05
Um dos laboratórios de startups do Tiradentes Innovation Center, onde são desenvolvidas soluções inovadoras para questões da sociedade.
Um dos laboratórios de startups do Tiradentes Innovation Center, onde são desenvolvidas soluções inovadoras para questões da sociedade.
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“Inovação é a invenção mais a comercialização”. O conceito desenvolvido pelos americanos Ed Roberts e Bill Aulet, dois professores do renomado MIT (Massachusetts Institute of Technology), define bem como os produtos de inovação surgem, são desenvolvidos e chegam ao mercado, entrando para o dia-a-dia das pessoas. Esta lógica também é seguida nos trabalhos do Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação criado em outubro de 2019 pelo Grupo Tiradentes para difundir a cultura empreendedora e inovadora, lapidar ideias, estimular o empreendedorismo local e repensar a educação, além de fortalecer e aperfeiçoar o mercado regional e, assim, colaborar com o futuro das profissões.

Os produtos de inovação são desenvolvidos em laboratórios e centros, mas, para que eles cheguem ao mercado, eles precisam passar por uma jornada com etapas. “Ela inicia, muitas vezes, na ideia, e passa pela validação da demanda, prototipação, entendimento do potencial cliente, definição da proposta de valor, processo de aquisição de clientes, modelo de negócios, produção e entrega da criação, etc.”, explica o coordenador de Marketing e Produtos Educacionais, Leonardo Sales, acrescentando que o sucesso dos novos negócios e as startups de sucesso passam por uma jornada de conhecimento guiada. “Aqui no TIC, essa jornada tem como guia a metodologia de empreendedorismo do MIT, responsável pela criação de centenas de novos negócios e startups bem-sucedidas por ano”, diz.

Foram mais de 300 ações entre outubro de 2019 a outubro de 2020 e mais de 700 docentes capacitados nas ferramentas do Google For Education, plataforma da qual a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) é reconhecida como referência internacional. Atualmente, o Tiradentes Innovation Center conta com nove Edtechs incubadas (startups de educação) e mais de 7.509 equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) já foram produzidos para o enfrentamento da Covid-19. 

A busca incessante pela inovação consiste basicamente em pensar em soluções para os problemas da sociedade atual, sempre usando a tecnologia e a criatividade. Neste sentido, o TIC dispõe de espaços como:

  • os Class Labs, um centro de pesquisa voltado para as tecnologias educacionais;
  • a Arena, um espaço aberto de criatividade, que pode ser transformado em vários ambientes, onde são utilizadas diversas metodologias com o objetivo de descobrir problemas do mundo da educação;
  • e a Fab Lab, que é um laboratório onde as pessoas criam seus próprios produtos, e está aberto para uso de toda a sociedade.

Esses espaços podem funcionar junto a empresas, ao governo e a pesquisadores, permitindo que o estímulo à inovação e ao empreendimento seja desenvolvido na sociedade. “Elas irão trazer uma ideia e sairão com um produto pronto”, observa o coordenador, que entende a inovação como um fenômeno social que pôs fim a era da revolução realizada nas garagens. “A concorrência e o mercado atual demandam que o empreendedor se capacite, estude, siga boas práticas e metodologias estruturadas para a comercialização da sua criação. O Tiradentes Innovation Center, como parte de sua missão, procura conectar pessoas e contribuir em cada etapa dessa jornada”, conclui Leonardo. 

Asscom | Grupo Tiradentes

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