ESTUDE NA UNIT
MENU

Live de Pedagogia da Unit celebra os 100 anos de Paulo Freire

O encontro virtual faz parte da Jornada de Autonomia Universitária e foi realizado no YouTube da Unit.

às 10h35
Compartilhe:

No último dia 27 de outubro, o curso de Pedagogia EaD da Universidade Tiradentes realizou a última live da série Jornada de Autonomia Universitária. O encontro virtual, que aconteceu pelo YouTube da Unit, reuniu estudantes, docentes e convidados e celebrou os 100 anos do educador e filósofo Paulo Freire. 

Considerado um dos pensadores mais importantes para a pedagogia mundial, Paulo Freire colaborou para o desenvolvimento de projetos educacionais e construção crítica dos métodos de ensino. “É um momento muito especial, porque vamos abordar esse grande educador que foi Paulo Freire. É importante destacar e entender que suas teorias são práticas reais e verdadeiras e dão resultados”, declara a coordenadora operacional do curso, Helena Tavares. 

A convidada para a última edição foi Rosane Michelli de Castro, pedagoga da Faculdade de Filosofia e Ciência da Universidade Estadual Paulista – Unesp Marília. Na instituição de ensino, Rosane também realizou o mestrado e doutorado em Educação e é referência para tratar desse educador brasileiro. A pedagoga também atua no Grupo de Pesquisa HiDEA Brasil – Histórias das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil.

“Arrisco dizer que foi e é o maior educador brasileiro e que se manterá dessa maneira. Paulo Freire só é o que é justamente porque ele conseguiu assim se constituir como uma pessoa que lia o mundo. Em uma frase, ‘A leitura do mundo precede a leitura da palavra’, Paulo Freire resume o que para nós, que buscamos a educação como base da nossa existência, é primordial”, salienta Rosane. 

O centenário de Paulo Freire foi celebrado no mês de setembro. Além disso, o ano de 2021 foi instituído pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) como o Ano Cultural Educador Paulo Freire.

Veja também: Pedagogia Unit: duas décadas dedicadas ao protagonismo e à transformação

Compartilhe: