ESTUDE NA UNIT
MENU

Reitor da Unit é empossado como imortal na Academia Nacional de Economia

A cerimônia de posse e diplomação aconteceu nesta quarta-feira, 14. O professor Jouberto Uchôa de Mendonça passa a ocupar a Cátedra nº 33.

às 18h16
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 24, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa de Mendonça, foi empossado na Academia Nacional de Economia (ANE). Como imortal, ele passa a ocupar a Cátedra nº 33, que tem como patrono D. João VI e pela qual foram imortalizados Aluísio Fragoso de Lima Campos, Ovídio Paulo de Menezes Gil e Jaime Câmara.

Para o reitor, é um prêmio tomar posse na cadeira de D. João VI, pela contribuição na formação de qualificação de jovens. “Estou recebendo uma distinção que foi dada à universidade na minha pessoa. Como eu trabalhei a vida toda, desde que começou a faculdade em 1965, comecei a ver a economia, contabilidade e administração como padrões em minha vida”, afirmou.

“Comecei a ver a economia como uma profissão que contribuía para a grandeza de cada comunidade. E isso tem acontecido por meio do nosso corpo docente, professores da mais alta qualificação. Com isso, estamos ajudando nosso estado. Eu espero não decepcioná-los, principalmente, por essa distinção. Para nosso estado, estamos precisando de mãos dadas, contribuição e dedicação, para que Sergipe continue crescendo todo dia”, acrescentou Uchôa.

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, prestigiou a posse e acredita na contribuição da universidade e do reitor. “O professor Uchôa é uma referência para nosso estado. A história dele é inspiradora e agora, tendo-o na academia, é um motivo de orgulho, orgulha nossa gente e é uma referência muito importante, muito forte. Sem sombra de dúvida, só engrandece o Estado de Sergipe. Ele já traz uma contribuição para a economia no estado pelo próprio papel que a Unit desenvolve. E não só em Sergipe, mas, hoje, a Unit é uma referência no Nordeste e é um empreendimento totalmente sergipano”, afirmou.

Por essa contribuição, o reitor foi indicado para a academia. Segundo o presidente da 3ª região da ANE, Jodoval Luiz dos Santos, a academia é aberta para pessoas de diversas áreas do conhecimento que possam analisar e sugerir ações que viabilizem o melhor resultado para a economia brasileira. “Cada um contribui com a sua experiência para a cultura brasileira. Por isso, a entrada do professor Uchôa é motivo de alegria. Ele é um cidadão iluminado, que carrega consigo valores e onde chega com sua sabedoria, sapiência, animação e entusiasmo, agrega valor”, disse.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe e desembargador Édson Ulisses de Melo, também acadêmico da ANE, o professor Uchôa é um homem conhecido além das fronteiras de Sergipe e que tem muito a contribuir para a academia. “A academia conquista para seu quadro um nome de expressão. É uma representação que se torna expressiva para Sergipe, uma representação qualificada no empreendedorismo e na educação. Ele é um homem que é exemplo para a sociedade sergipana e brasileira. No sistema educacional, revolucionou com seu espírito empreendedor e nós só temos que aplaudir a entrada dele na academia”, expressou.

Para o vice-presidente de relações institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, que também é acadêmico da ANE, o reitor da Unit tem excelentes contribuições para a economia pela experiência que possui. “É uma honra grande pela história que o professor Uchôa construiu, pela sua trajetória não somente na educação, mas nas questões culturais e que permeiam de forma direta o Estado de Sergipe, a região Nordeste e o país. Tenho certeza de que o professor Uchôa irá contribuir com debates, propostas e sugestões de encaminhamentos para que a ANE trabalhe no sentido de implementar novos caminhos para o crescimento do nosso país e do nosso estados”, concluiu.

 

Leia também: Reitor da Unit recebe Medalha do Bicentenário de Sergipe

Compartilhe: