ESTUDE NA UNIT
MENU

Coordenadora de Pesquisa da Unit fala sobre as perspectivas da IC para 2022

A professora doutora Adriana Karla de Lima também enalteceu os trabalhos desenvolvidos em 2021.

às 23h00
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Com mais de 150 projetos desenvolvidos em 2021, o programa de Iniciação Científica (IC) desenvolvido pela Universidade Tiradentes (Unit) entrará em 2022 com grandes perspectivas no âmbito da pesquisa. Como o ciclo inicia no mês de agosto, mais de 120 projetos já aprovados estão em andamento. 

“Avalio 2021 como um ano de muita produção, apesar dos contratempos e impactos que a pandemia do coronavírus nos trouxe em relação a coleta de dados e experimentos; mesmo assim, os obstáculos não foram suficientes para diminuir a qualidade da nossa pesquisa”, comenta a professora doutora Adriana Karla de Lima, coordenadora de Pesquisa da Universidade Tiradentes. 

“Recentemente, recebemos um comitê externo do CNPq que pode, vamos dizer assim, atestar essa qualidade da nossa pesquisa. O comitê é composto de pesquisadores renomados de outras instituições, bolsistas do CNPq, ou seja, são pesquisadores que estão no grande ambiente da pesquisa, sempre produzindo. Eles estiveram no Seminário de Iniciação Científica para fazer uma avaliação sobre o nosso programa, que foi muito bem avaliado. Isso atesta novamente a qualidade da pesquisa da Unit nas diversas áreas: Saúde, Humanas e Exatas, bem como em inovação tecnológica”, acrescenta.

O departamento planeja ainda para este ano uma premiação dos melhores projetos de 2021. “Os projetos finalizados este ano tiveram resultados excelentes, assim como os que iniciaram estão sendo bem executados”, salienta.

O próximo edital está previsto para ser divulgado no mês de abril de 2022. “É importante para o aluno se preparar, porque ele precisa inicialmente encontrar um professor que trabalhe ou que tenha afinidade pela área de conhecimento na qual está interessado ou até mesmo procurar um projeto que já existe e do qual ele queira participar”, frisa. 

“Para o próximo ano, também teremos novidades, considerando a ampliação e o retorno das atividades gerais do cotidiano dos cursos em virtude da melhora do cenário da pandemia. É possível que a gente amplie o número de propostas de projetos para 2022”, complementa. 

Entre os programas de Iniciação Científica da Unit estão o Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Tiradentes – Pibic/Pibiti/CNPq – Probic/Probiti/Unit, além do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic).

Lei também: Projetos de pesquisa beneficiam estudantes com a Iniciação Científica.

Compartilhe: