ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba quais assuntos de literatura podem cair na prova do Enem 2021

Na reta final para o Enem, é importante estar atento aos estilos literários que costumam cair na prova, em questões sobre Literatura

às 15h50
Diversos estilos literários, como o realismo de Machado de Assis, são geralmente cobrados na prova de Literatura do Enem (Reprodução/ABL)
Diversos estilos literários, como o realismo de Machado de Assis, são geralmente cobrados na prova de Literatura do Enem (Reprodução/ABL)
Compartilhe:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está batendo à porta e, nesta reta final para a prova, é importante revisar os assuntos e focar nos principais pontos que devem cair em cada disciplina. Assuntos sobre literatura, por exemplo, costumam envolver estrutura textual, bem como os movimentos literários.

Entre as questões muito recorrentes no Enem, estão aquelas envolvendo a estrutura do texto, em especial, sobre poemas. Por isso, o estudante deve estar atento que um poema possui três elementos fundamentais: verso, estrofe e ritmo. Além disso, há dois elementos acessórios: métrica e rima.

Caso a questão apresente um texto pós-moderno, é bem provável que o candidato encontrará um poema marginal ou visual. No marginal, texto que predominava no país entre as décadas de 1960 e 1980, o autor expressa seus pensamentos a respeito de diversos temas, utilizando linguagem debochada e irônica. Já no visual, não há verso ou estrofe, e as palavras são articuladas livremente apresentando entre elas elementos sonoros, visuais e semânticos.

Os estilos literários também estão presentes na prova do Enem, a exemplo do Barroco. Neste sentido, é preciso estar atento a escritores como Padre Antônio Vieira, Gregório de Matos, bem como produções artísticas. Uma dica valiosa é pesquisar sobre as esculturas de Aleijadinho e as pinturas do Mestre Ataíde.

Em relação ao romantismo, é fundamental estar atento às suas três fases, que costumam ser cobradas na prova. As principais referências deste estilo literário são: Álvares de Azevedo, Castro Alves e Gonçalves Dias.

Iniciado em 1881 no Brasil, o realismo é outro movimento literário, o qual surgiu após a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, ser publicada. É imprescindível que o candidato conheça essa e outras importantes obras do autor.

Rompendo com padrões e enfatizando a inovação, o modernismo é outra corrente literária importante e muito cobrada no Enem, que surgiu após o pré-modernismo. É importante associar este movimento com a pós-modernidade, algo bastante cobrado no exame. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: