ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe 450 atletas para seletiva de natação da Gymnasíade 2022

A competição começou oficialmente nesta terça-feira, 29, no Complexo Olímpico da Universidade Tiradentes.

às 14h49
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes recebe, a partir desta terça-feira, a seletiva para a Gymnasíade 2022, etapa natação. Durante dois dias, 450 atletas de todos os estados brasileiros estarão competindo em mais de 15 provas individuais. As eliminatórias e as finais nacionais estão sendo realizadas nas piscinas do Complexo Esportivo da Unit.

O evento, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), seleciona os atletas da Seleção Brasileira Escolar para os Jogos Mundiais Escolares (Gymnasíade), que acontecerá em maio, na França.

“Receber mais um evento desse porte demonstra a qualidade do nosso Complexo Esportivo e o respaldo da instituição de ensino como grande parceiro sempre apoiando competições esportivas em Sergipe”, comenta o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen.

De acordo com a International School Sport Federation – ISF, a delegação de natação para a Ginasíades deverá ter 24 atletas, 12 de cada sexo, além de quatro treinadores.   

Joana Beatriz Rossi, de 16 anos, é atleta de natação há sete. Pela primeira vez em Sergipe, foi classificada para a final B da competição. “A estrutura da Universidade Tiradentes é muito boa e a minha expectativa é fazer um com tempo para que eu possa me classificar para o mundial”, diz a atleta que competiu nos 100 metros livre.

A catarinense Emanuelle Carvalho, de 15 anos, também destaca a qualidade do parque aquático da Unit. “Estou gostando bastante da competição e da estrutura. Tudo muito bem organizado. Pretendo baixar meu tempo e me classificar para o mundial”, comenta.

Entre as provas disputadas na competição estão: 50, 100, 200 e 400 livre; 50, 100 e 200 costas; 50, 100 e 200 peito; 50, 100 e 200 borboleta; 200 e 400 medley. Pela manhã acontecem as provas eliminatórias e, no período da tarde, as finais. A Seletiva é única e somente serão considerados os tempos obtidos nas finais.

Atualmente, o parque aquático da Unit conta com piscina olímpica, com 50 metros e semi-olímpica com 25 metros. Ambas são equipadas com raias anti marola e vestiários amplos. 

Veja também: Gymnasiade 2022: iniciam as seletivas nacionais de atletismo na Unit.

Compartilhe: