ESTUDE NA UNIT
MENU

Rotina de proporcionalidade é implementada para alunos de graduação da Unit EAD

Regras se aplicam para calouros e veteranos de todas as formas de entrada

às 21h29
Compartilhe:

Alunos de graduação de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit) passam a ter direito à proporcionalidade de acordo com as regras de elegibilidade, a pagarem valores proporcionais aos créditos matriculados, acumulando com benefícios de suas campanhas. 

De acordo com a gerente acadêmica da Unit EAD, Karen Sasaki, a proporcionalidade visa tratar os valores das mensalidades do aluno de forma proporcional aos créditos contratados da turma matriculada. Ou seja, é realizado um cálculo com base no valor dos créditos totais da turma,  em relação aos créditos matriculados pelo aluno. 

“Se na turma que o aluno estiver matriculado estão previstos 20 créditos, por exemplo, e ele só tiver contratado 12, o pagamento da mensalidade será proporcional aos 12 créditos, divididos pelo número de parcelas futuras”, explica. 

Benefícios da proporcionalidade

Entre as vantagens da proporcionalidade, está o acúmulo de benefícios de campanha que antes não eram cumulativos. A partir da implantação da Proporcionalidade “Se um aluno tem direito a 25% de desconto oriundo de campanha de transferência externa, por exemplo, ele vai continuar com esse valor e também terá direito a proporcionalidade”, afirma Karen, ressaltando que portadores de diploma também podem usufruir do benefício. Além desse acúmulo, o tratamento entre calouros e veteranos no ato da matrícula, passa a ser o mesmo, tanto para calouros quanto para veteranos. O aluno que está em abandono ou trancado poderá retornar pagando apenas os créditos matriculados.

Karen ressalta que os créditos totais do aluno são contabilizados de acordo com a soma da quantidade de créditos dos módulos/disciplinas cadastrados na turma em que o aluno se encontra vinculado. “Utiliza-se a matriz curricular do curso em que a turma está sendo ofertada para obter a quantidade total de créditos de cada módulo cadastrado”, pontua. 

Os colaboradores e alunos podem visualizar uma simulação da projeção de parcelas de acordo com os créditos matriculados pelo aluno. A tela de Projeção de Parcelas pode ser consultada pelo aluno no Magister.

Os colaboradores podem consultar a tela de Projeção de Parcelas do aluno em Magister Financeiro > Sistemas > Profope/EAD > Proporcionalidade > Consulta Projeção de Parcelas.

Quando ocorre a Proporcionalidade?

Segundo a gerente acadêmica da Unit EAD, Karen Sasaki, a proporcionalidade pode ocorrer quando a quantidade de créditos normais for inferior à quantidade de créditos máximo do período. 

Há regras de aplicação e forma de execução, como: 

– É cumulativo com a bolsa Prouni 50%;

– Não se aplica para os contratantes dos financiamentos privados, como Pravaler, Fief e Quero Bolsa;

– Em caso de trancamento e/ou cancelamento de matrícula com dívida, o valor proporcional será mantido;

– Não se aplica na Parcela de Matrícula; O candidato sempre precisará pagar o valor da matrícula. Mesmo que ele pague o valor da campanha (59,00) o valor cheio da parcela será considerado para fins de cálculo da semestralidade. Ou seja, o desconto é real e visível pelo aluno.

– Incidirá, de maneira igualitária, para todas as disciplinas da oferta regular (apenas créditos normais), sejam elas com carga horária teórica e/ou prática.

Para mais informações, procure o Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros (DAAF) do seu polo.

Leia também: Critérios que precisam ser avaliados antes de escolher um curso EAD

Compartilhe: