ESTUDE NA UNIT
MENU

Editora Atheneu publica livro de professor e pesquisador da Unit

O livro ‘Fisiologia e Bioquímica do Exercício’, é organizado pelo Dr. Estélio Dantas. A editora é uma das mais conceituadas da área da Saúde.

às 12h24
O professor Dr. Estélio Henrique Martin Dantas, docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente.
O professor Dr. Estélio Henrique Martin Dantas, docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente.
A capa do livro
Compartilhe:

Mais uma vez o corpo docente da Universidade Tiradentes contribui com a Ciência por meio de publicações relevantes para a área da Saúde. Uma das editoras mais conceituadas do ramo publicou o livro ‘Fisiologia e Bioquímica do Exercício’, organizado pelo professor Dr. Estélio Henrique Martin Dantas, docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente.

“Nesse livro procurei trazer os conhecimentos dos mais competentes profissionais de cada área. Contando com a colaboração de diversos professores do curso de Medicina que trouxeram suas expertises. Além disso, são abordadas algumas fronteiras do conhecimento como exercício e imunologia e inflamação, a psicofisiologia, os recursos ergogênicos e a eletroacupuntura”, diz o organizador.

A obra é dividida em três partes. “Minha formação e atuação como docente e cientista, me faz ter uma visão muito cartesiana do conhecimento. Assim, iniciou-se a abordagem pelos fundamentos biofísicos, visando abordar as bases teóricas dos conhecimentos relativos às células e tecidos, para o desenvolvimento das partes subsequentes. Em seguida é abordada a fisiologia dos sistemas orgânicos (respiratório, circulatório, renal, endócrino e neurológico) e do tecido gorduroso. No final, aborda-se os distintos aspectos da fisiologia e bioquímica do corpo humano no exercício físico”, explica.

Em sua primeira edição, o livro traz importantes contribuições das pesquisas do professor. “As ciências básicas (Anatomia, Bioquímica, Biofísica e Fisiologia) são fundamentais e imprescindíveis para as ciências da saúde. Uma boa fundamentação teórica nessas disciplinas é fator fundamental para uma formação profissional de sucesso”, conta.

“Busquei com esse livro trazer minha experiência de 40 anos como docente, para as gerações mais novas de profissionais de saúde”, conclui o Dr. Estélio.

No total, a obra tem 322 páginas em 15 capítulos. Como coautores de diversos capítulos, também participam outros professores de Medicina e outras graduações da Unit, entre eles o Dr. Richard Halti Cabral, coordenador do curso de Medicina, e as doutoras Camila Ferreira Vorkapic, Luana Godinho Maynard e Tassia Virgínia de Carvalho Oliveira.

Para adquirir o livro, basta acessar o site da Editora Atheneu.

 

Leia também: Docente da Unit lança 7ª edição de obra mais vendida na área de Educação Física

Compartilhe: