ESTUDE NA UNIT
MENU

Pós em Direitos Humanos: inscrições abertas para mestrado e doutorado

Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de julho, com classificação para bolsas de estudos oferecidas por agências de fomento.

às 17h50
Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Direito Humanos da Universidade Tiradentes (PPGD/Unit). Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de julho. São 20 vagas para o mestrado e 9 para o doutorado, com possibilidade de classificação para bolsas de estudos. Os cursos são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo conceito 4.

A grande área de concentração do programa propõe analisar a teoria dos Direitos Humanos a partir de uma perspectiva crítica acerca de dimensões que atualmente geram importantes desafios ao universo jurídico: as complexidades sociais, as novas tecnologias e o ambiente natural. As duas linhas de pesquisa são: Direitos Humanos, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável, e Direitos Humanos na sociedade.

O PPGD também conta com grupos de pesquisa (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), enquanto ferramenta de fomento à pesquisa. Sendo assim, os docentes do programa lideram lideram ou vincularam-se aos seguintes grupos de pesquisa:

  • Acesso à justiça, direitos humanos e resolução de conflitos
  • Política criminal e direitos humanos: efetividade e garantias processuais
  • Políticas públicas de proteção aos direitos humanos
  • Direitos fundamentais, novos direitos e evolução social
  • Novas tecnologias e o impacto nos direitos humanos

O programa mantém projetos de cooperação tanto com universidades nacionais quanto internacionais, tendo como destaque parcerias firmadas com a Université d’Aix-Marseille e Universidad de Sevilla. Além dessas, a Unit possui convênios e acordos com instituições na Argentina, Colômbia, Espanha, EUA, Itália, México, Portugal e Reino Unido.

Bolsas

São oferecidas bolsas de estudo de agências de fomento (CNPq, Capes, FAPITEC/SE, fundações, empresas e/ou de instituições privadas) aos alunos que atenderem às exigências e critérios destas agências/órgãos e da Comissão de bolsa, e às normas do Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD).

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site, onde o edital também está disponível com informações detalhadas e requisitos para se inscrever.

 

Leia também: PEP está com inscrições abertas com possibilidade de bolsas

Compartilhe: