ESTUDE NA UNIT
MENU

Convívio com os avós contribui para o desenvolvimento infantil

Como forma de homenagear os avós, foi instituído o Dia dos Avós. Eles são importantes para a construção de identidade e boas memórias

às 14h43
A coordenadora do Paimi, Zulnara Mota, ao lado do esposo, Franklin Roosevelt Paixão Mota
A coordenadora do Paimi, Zulnara Mota, ao lado do esposo, Franklin Roosevelt Paixão Mota
Compartilhe:

Dizem que os avós são pais duas vezes. Na maioria das famílias, eles representam sabedoria, carinho e aconchego. Para as crianças, crescendo sob o convívio com os avós contribui para o desenvolvimento emocional, através da construção de boas memórias e de identidade, valorização da própria história, desenvolvimento da imaginação, empatia e respeito com outras gerações, formação de repertório e hábito de leitura.

Como forma de homenagear essas figuras tão importantes, o dia 26 de julho foi instituído como o Dia dos Avós. Ela foi criada para honrar Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Assim como acontece com outras datas comemorativas, o comércio se movimenta com o costume de presentear como forma de agradecer os avós por tudo o que representam.

A vovó Ana Maria Sobral é uma das idosas assistidas pelo Programa de Assistência Integral à Melhor Idade da Universidade Tiradentes (Paimi/Unit). “A minha relação com meus netos e bisnetos é ótima. Eles me apoiam em tudo o que eu faço”, conta. No Paimi, ela recebe os cuidados de estudantes de diversos cursos da Unit, os quais têm a mesma idade dos netos. “A gente aqui aprende muito com eles e é muito gratificante. Tenho um carinho enorme por esses meninos e alguns eu até chamo de ‘meus netos’”, diz.

Maria Neide Dias Santos é outra vovó que participa do Paimi. Durante a semana, ela ajuda a cuidar dos dois netos e até levou a neta de dois anos para um encontro do Paimi. “As mães trabalham e eles ficam na minha casa. Eu trouxe a minha netinha para acompanhar a procissão de Santo Antônio”, lembra ela que faz parte do Paimi há cinco anos. “Nesse tempo, vi muitos estudantes passarem por aqui. Esses meninos são uma graça. A gente recebe aqui muito carinho deles, como se fossem nossos próprios netos”, afirma.

Paimi

O Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi) foi implantado, em 1997, pela Universidade Tiradentes com o objetivo de atender pessoas a partir dos 60 anos. As atividades, caracterizadas como uma extensão comunitária da Unit, atualmente atendem cerca de 50 idosos, reunidos durante o 1º e 2º semestres do ano letivo, às segundas, terças e quintas-feiras.

Sob a coordenação geral da professora Zulnara Mendonça Mota são desenvolvidas atividades na área de educação, buscando um aperfeiçoamento cultural, moral, espiritual e intelectual daquele público-alvo. Para colaborar com as ações implementadas, foi implantado, no primeiro semestre de 2003, o setor de Serviço Social, com ações especiais e consonantes com as diretrizes da Política Nacional do Idoso e a valorização da pessoa idosa.

 

Leia mais:

Programa de assistência a idosas é retomado na Unit após dois anos

Compartilhe: