ESTUDE NA UNIT
MENU

Coaching e Mentoring: a profissão que chegou para ficar

Universidade Tiradentes oferece graduação na modalidade de educação a distância para quem deseja seguir carreira

às 13h08
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Diante de diversas mudanças na economia e no mercado de trabalho, muitas pessoas encontram nas profissões liberais e no empreendedorismo, uma nova área de atuação. Por meio de metodologia específica e perguntas poderosas, o coach é quem trata das coisas como elas são. Ele trabalha no nível de competência do indivíduo para que esteja apto no objetivo determinado. Portanto, o mercado necessita de profissionais capacitados.

O principal objetivo do curso de formação em Coaching e Mentoring da Universidade Tiradentes (Unit), na modalidade de Educação a Distância (EAD), é colocar no mercado profissionais altamente qualificados, capazes de promover uma cultura de mudança na vida pessoal e carreira dos seus clientes. Ser coach e mentor é estimular o processo de autoconhecimento e estar permanentemente atento às tendências e oportunidades do mercado, focando na alta performance, na obtenção de resultados e na evolução.

Dividido em quatro módulos, o curso faz uma distinção clara entre o que é Coaching e Mentoring, pois, apesar das semelhanças, são processos diferentes. A graduação aborda ainda disciplinas relacionadas com as áreas de Psicologia, Recursos Humanos, Comunicação e Antropologia. Uma das principais bases do Coaching é a Neurociência. Portanto, também há espaço na matriz curricular para esse campo. Para aprender a estimular o potencial dos seus clientes, os alunos estudam ainda sobre estilos de liderança, noções de empreendedorismo e inteligência emocional.

Se consultar com um coaching e mentoring possui diversos benefícios, de acordo com o tutor do curso, Alan Costa. “Os principais benefícios do coaching podemos citar o autoconhecimento, a inteligência emocional, a produtividade e a motivação. A partir do momento em que o indivíduo se envolve no processo de autoconhecimento, ele potencializa os seus pontos fortes. Já os benefícios do mentoring seriam networking, onde você conhece novos profissionais, cria novos relacionamentos e também recebe orientações e direções certeiras sobre o caminho que você vai percorrer”, aponta.

O egresso do curso de Coaching e Mentoring da Unit EAD conta com todas as ferramentas necessárias para entrar no mercado de trabalho e fazer a diferença. Durante a graduação, adquire uma base consistente de conhecimento técnico-científico e ainda tem a oportunidade de construir o seu projeto de vida com um suporte adequado. Além disso, é capaz de exercer as suas funções com rigor e ética, sempre levando em consideração a importância de ações de responsabilidade social e ambiental, a promoção da diversidade e da cidadania.

“Coaching e mentoring tratam-se sobre performances. Aumento de potencial de trabalho, potencial criativo e isso é extremamente interessante para as empresas. Por conta disso, o mercado de trabalho tem diversas oportunidades, seja como coaching de família, de relacionamento, executivo, enfim… As oportunidades estão onde houver pessoas buscando autoconhecimento e melhoria na performance profissional”, destacou o tutor.

Leia também: Porque escolher um curso de graduação a distância?

Compartilhe: