ESTUDE NA UNIT
MENU

A interação entre professor e aluno na contribuição do aprendizado

Na educação a distância, buscar a interação é primordial para que os alunos se mantenham interessados no assunto e tirem suas dúvidas

às 14h23
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

De acordo com dados divulgados pelo relatório Educa Insights da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), houve aumento de 22% no Ensino a Distância (EAD) em 2022 em relação ao ano passado e dados divulgados pelo Inep, confirmam que a quantidade de alunos em graduações a distância no Brasil saltou 378% em dez anos. 

Embora na maior parte do curso a distância o aluno seja protagonista do seu próprio aprendizado, é importante manter a interação com os professores para obter êxito nos estudos e sanar suas dúvidas de algumas formas. “Mantendo um canal de comunicação eficaz, ou seja, que o professor consiga se comunicar com o aluno de forma mais rápida, já que a maior reclamação do aluno é a morosidade nas respostas às suas dúvidas”, afirma a tutora da Universidade Tiradentes (Unit), na modalidade EAD, Simone Silvestre.

A interação é o elemento chave na educação, que resulta em atitudes mais positivas e ela pode ser feita pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), essa ferramenta desempenha um papel fundamental no aprendizado, incentivando a criatividade e inovação, contudo é necessário estar atento a alguns pontos para manter um ritmo favorável aos estudos. “Estipular horários em que o professor esteja ao vivo para dúvidas, deixar claro os horários e tempo dessas respostas”, diz a tutora.

De acordo com a tutora, essas ferramentas são maneiras de estimular o foco e permitem que estudantes desempenhem suas atividades e uma organização maior por parte do educador: “O aluno se sente motivado, sente que está sendo direcionado/acompanhado, ao mesmo tempo que a depender da interação pode desenvolver sua autonomia”, pontua.

No ambiente virtual, a tecnologia potencializa a ação do professor garantindo a ele a competência de domínio entre as falas dos alunos. Tais ferramentas proporcionam subsídio para que ele organize o recebimento dos sinais verbais e não verbais para ajustar o processo de instrução em tempo real.

O ensino via internet é uma realidade que já ganhou um novo impulso devido a pandemia, então é necessário que o aluno fique atento a esta nova realidade. “Sua importância está no fato de possibilitar o acesso a toda e qualquer pessoa que deseje se especializar numa área de conhecimento. Acredito que a Pandemia mostrou que é possível aprender através da educação a distância, que é uma modalidade educacional que abrange uma grande quantidade de pessoas, em vários lugares e ao mesmo tempo”, finaliza.

Leia também: Polo Unit EAD de Petrolina passa a ter novo endereço

Compartilhe: