Após quase dois anos em reclusão devido a pandemia do Covid-19, o retorno às aulas e ao trabalho 100% presenciais têm sido a causa de altos e baixos no humor e saúde mental das pessoas que voltaram ao convívio social através dos trabalhos e estudos. E a tudo isso, as pessoas reagem de maneiras diferentes, inclusive encarando como situações estressantes.
Um estudo intitulado “Saúde mental dos brasileiros no pós-pandemia”, publicado pelo portal Medicina S/A, traz informações sobre o bem-estar emocional da sociedade, com um recorte específico da relação entre a saúde mental e o trabalho.
A pesquisa mostra que as pessoas estão mais conscientes da importância de cuidar da própria saúde mental. Segundo o levantamento, dos 2000 brasileiros entrevistados, 90% concordam que doenças mentais precisam ser levadas mais a sério, sendo que 57% das pessoas afirmaram ter passado a cuidar da saúde mental em razão da pandemia e 72% escolheriam trabalhar em uma empresa que tenha programas voltados para cuidados com a saúde mental.
Os desafios que muitos alunos tiveram durante o período de isolamento social, como o uso excessivo de celulares e computadores. Dessa forma, o comportamento sedentário, a ansiedade, depressão e as perturbações no sono foram algumas das consequências da pandemia causada pelo covid-19.
Apesar das atividades no ambiente acadêmico buscarem o retorno à normalidade, os estudantes que voltaram são diferentes daqueles que foram para casa no início da pandemia. A lição coletiva é recuperar o tempo perdido e aproveitar todos os recursos disponibilizados para ter um bom desempenho na nova realidade.
Saúde mental
Para dar suporte e atendimento psicológico, a Clínica de Psicologia da Unit oferece para a comunidade acadêmica, colaboradores e população em geral atendimento de psicoterapia individual, terapias de grupo, terapias de casal e família, além de acolhimento emergencial por meio do plantão psicológico.
O plantão psicológico é realizado de segunda a sexta, das 8h às 20h, e não é necessário agendamento prévio. Para ter acesso ao atendimento na Clínica de Psicologia, o interessado pode comparecer presencialmente na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE), ou se preferir, entrar em contato pelo telefone (79) 3218-2213 ou WhatsApp (79) 98107-9590.
Outro serviço oferecido pela Unit é o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS), que atende alunos e colaboradores com algum tipo de deficiência, síndrome ou transtornos, que vivenciam ou vivenciaram situações de conflito, e que podem interferir no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais.
O NAPPS fica localizado no Campus Farolândia, no 2º piso da Biblioteca Jacinto Uchôa. Para mais informações: (79) 3218 2170.
Com informações dos portais Medicina S/A e IstoÉ
Leia mais em:
Clínica de Psicologia oferece serviço de plantão psicológico à população