ESTUDE NA UNIT
MENU

Porque o EAD é uma excelente opção para a segunda graduação

Uma segunda graduação ou pós-graduação podem trazer benefícios para a trajetória profissional, mas vai depender dos objetivos e como o aluno se sente a respeito da área

às 15h14
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Em vista à vasta competitividade no cenário profissional é fundamental ampliar os conhecimentos, seja através de uma segunda graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) ou pós-graduação. A priori é necessário ter em mente um plano de carreira, avaliar as perspectivas de crescimento do setor a qual busca aprimoramento, refletindo também sobre as prioridades e interesses de mercado.

Há algumas variáveis pessoais a serem analisadas, de acordo com a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, que são: escolher uma segunda graduação EAD ou uma pós-graduação. “Cabe analisar se o objetivo e aprofundar os conhecimentos na área a qual já dispõe de formação, dispor de olhar sobre o assunto com uma abordagem mais ampla; ou se a pretensão é buscar algo complementar ou adquirir um olhar específico sobre o ramo de atuação”, explica.

Refletir sobre o que se espera conquistar quando terminar o curso, bem como se pretende continuar na área que por ventura trabalhem, se quer mudar de profissão, além de ponderar o tempo, área, duração, modalidade, investimento, dentre suas pretensões são alguns dos pontos citados pela professora tutora 

“Independentemente da escolha, o fato de estar disposto a tais possibilidades já faz diferença. Considerando que, a busca por qualificação oferece mais oportunidades no competitivo mercado de trabalho, com a possibilidade de melhoria na carreira, alinhada à busca pela realização pessoal. Pois, um bom currículo demonstra a busca pela formação continuada, procurando manter-se atualizado, diante as novas demandas e processos corporativos, em constante desenvolvimento”, afirma.

Segunda graduação EAD ou pós-graduação

Se a proposta é dispor de multidisciplinaridade, de formação adicional, ampliar o leque de serviços, expandir as possibilidades de atuação sem abrir mão dos conhecimentos já adquiridos, Mirilene enfatiza que a segunda graduação EAD é uma boa opção.

“Vale destacar que, a segunda graduação EAD pode complementar a formação inicial, como também criar oportunidades e possibilidades inéditas, abrindo e expandindo novas portas para a atuação profissional. Sem esquecer que, o aluno na segunda graduação já mais experiente, consegue absorver melhor os conteúdos, no processo de ensino-aprendizagem”, disse a professora tutora.

Se a ideia é atender a uma demanda de mercado mais imediata, uma especificação da formação que possui, ou mesmo melhorar o currículo, sem maiores pretensões de mudança de área e local de trabalho, a pós-graduação enquadra-se melhor segundo a professora tutora.

“Os cursos de pós-graduação são focados em subáreas da formação, das quais o aluno torna-se especialista no assunto. E vale considerar que, as muitas vagas exigem que os candidatos tenham um conhecimento especializado em determinado segmento, tanto por ter mais chances de agregar valor ao local de trabalho, como em âmbito pessoal cria diferencial competitivo ao focar e direcionar sua área de conhecimento e atuação profissional”, sugeriu Mirilene.

A professora orienta que o aluno olhe para o que motiva essa mudança. “Quando estamos em um ponto da carreira que nada motiva, sem perspectiva e propósito é válido refletir sobre o direcionamento que estamos dando a esfera profissional atual, alinhado com o propósito de vida, visto que reflete significativamente em outras dimensões. Sem esquecer de compreender os objetivos que motivam tais aspectos, reconhecer nossos talentos e limitações, são pontos importantes”, enfatizou.

Lembrando que, mudar de área exige planejamento. A Universidade Tiradentes pode auxiliar nesse processo, seja com a oferta de cursos modernos, com o auxílio na orientação e construção de uma boa identidade profissional, auxiliando na colocação no mercado de trabalho e, principalmente, por meio do Unit Carreiras.

Leia também: Erros que impedem o aluno de ter sucesso no EAD

Compartilhe: