ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Educação Acolhedora é realizado no polo EAD em Poço Verde

O evento teve como intuito promover uma tarde de interação com muita diversão em alusão ao mês que se comemora o dia das crianças

às 19h07
Compartilhe:

Em comemoração ao mês do dia das crianças, o polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit) em Poço Verde/SE preparou uma grande variedade de atividades para os pequenos, onde os acadêmicos de Pedagogia, professores tutores e toda a comunidade acadêmica puderam receber os alunos das inúmeras escolas públicas acompanhados dos professores para comemorar esta data.

O evento trata-se de um projeto cujo nome é “Educação Acolhedora”, desenvolvido e executado pelas turmas de 2º e 8º períodos do curso de Pedagogia do polo. As temáticas trabalhadas no projeto visam desenvolver atividades recreativas para as crianças, proporcionar jogos e brincadeiras educativas, valorizar o lúdico como proposta educativa e promover a alegria com a aprendizagem.

O objetivo é que através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança possa ter a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção, já que o “brincar” contribui para que esta criança se torne um adulto eficiente e equilibrado.

Para a professora tutora do polo, Aurisângela Nascimento, promover essas ações é de extrema importância não só para as crianças beneficiadas como também para toda a comunidade acadêmica. “É uma responsabilidade social conscientizar acadêmicos de uma universidade particular para contribuir de alguma forma com as crianças de escolas públicas. Essas atitudes podem ser colocadas em prática de diversas maneiras, e o retorno dessas ações é a formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor”, destacou a professora tutora.

Durante o evento foi realizada a entrega de lembrancinhas, abertura com música, contação de história, oficina de pintura no rosto, houve também o resgate das brincadeiras antigas, gincana, entrega de brinquedos arrecadados no projeto, distribuição de lanches, sorteio da rifa e muitas outras atividades.

Dia das crianças e o papel do pedagogo

A data que é comemorada no dia 12 de outubro foi estabelecida por uma lei sancionada em 1924, durante a Primeira República. Essa data popularizou-se após a década de 1950. O pedagogo é o profissional especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. 

Ele precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo passando os conhecimentos adquiridos ao longo da experiência. A Pedagogia é a área do conhecimento que abarca os processos de ensino e aprendizagem.

É fundamental que o pedagogo esteja sempre sintonizado com os desafios de cada tempo e cultura, de forma que sua atuação efetivamente faça diferença nas trajetórias de quem está sob sua orientação.

Leia também: Fatores que aumentaram a adesão ao ensino a distância

Compartilhe: