ESTUDE NA UNIT
MENU

Diversidade: empresas investem em programas inclusivos de contratação

Formação de times com foco na diversidade é destaque em empresas que investem em programas inclusivos de contratação

às 11h17
As empresas estão voltando o foco de seus processos seletivos para a diversidade, aumentando a pluralidade de suas equipes (Unsplash)
As empresas estão voltando o foco de seus processos seletivos para a diversidade, aumentando a pluralidade de suas equipes (Unsplash)
Compartilhe:

Quando se pensa em sociedade, logo vem à mente o contexto plural, diverso, entre tantos outros elementos que enfatizam a diversidade que a compõem. É pensando nessa pluralidade, que muitas empresas têm voltado os olhares, para montar times com o foco na diversidade. Essa é a análise de especialistas em gestão e carreiras, que observam o avanço dessa tendência, principalmente, nas empresas de médio e grande porte.

“É muito importante a gente ter nesse time opiniões diversas, experiências diferentes, históricos de vida diversos, para que essa diversidade possa formar novas ideias e encontrar a inspiração para a resolução de problemas. Isso só ocorre se esse time for diferente, pois se ele tiver pessoas que pensem do mesmo jeito, não haverá divergências, nem muito menos crescimento no diálogo”, destaca a gerente do Tiradentes Carreiras, Janaína Machado. 

Recentemente, uma startup de Curitiba (PR) abriu quase 100 vagas de trabalho para contratação de profissionais com foco na diversidade. O objetivo da empresa era buscar pluralidade de gênero, raça, idade e orientação sexual. A iniciativa foi da RP Trader, startup da capital paranaense que visava a contratação de recém-formados nas áreas de marketing, administração e gestão em vendas.

“A importância de contratar pessoas com gênero, cor, formações diferentes, formar times multidisciplinares é algo muito rico, já que as soluções saem muito mais criativas. A sociedade é diversa, ela não é formada de apenas um público. Então, se você quer vender mais, você precisa ter um  time diverso e assim aumentar seu público alvo, seu marketing share”, ressalta Janaína.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: