ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de Engenharia Civil pesquisa o uso de cascas de ovos

A egressa do curso de Engenharia Civil da Unit, Mariana Menezes de Jesus, explica que o trabalho é uma avaliação sobre o desempenho no solo

às 12h04
Egressa de Engenharia Civil da Unit, Mariana Menezes de Jesus
Egressa de Engenharia Civil da Unit, Mariana Menezes de Jesus
Atividade prática
A pesquisa
Compartilhe:

Durante a graduação em Engenharia Civil na Universidade Tiradentes (Unit), a egressa Mariana Menezes de Jesus, realizou a Iniciação Científica (IC) com um estudo para avaliação do desempenho da adição de Geopolímeros em solo coesivo para uso em pavimentação. A pesquisa foi realizada a partir da calcificação das cascas de ovos de galinha.

De acordo com a egressa, o estudo apresenta a melhora para o reforço das camadas de subleito, que é o terreno de fundação que servirá de apoio para o pavimento, e a comprovação da temperatura ideal para a calcinação.

“Iniciei o estudo para procurar meios de inovar na sustentabilidade, economia e inovação tecnológica. Por ter interesse na mecânica dos solos e por observar que hoje temos problemáticas em relação aos reforços de solos, escassez de material e valor alto de ativos, compreendi que procurar métodos para realizar a calcificação das cascas de ovos de galinha seria um meio mais barato para o reforço das camadas de subleito”, explica.

O interesse em fazer a Iniciação Científica surgiu devido à vontade de realizar seu sonho de fazer a diferença no ramo da engenharia. “Desenvolver novos produtos e construir edificações sempre me encheram os olhos de alegria. E me encontrei no curso de Engenharia civil. A Unit possibilita estrutura e conteúdo completo para garantir que os alunos alcancem seus objetivos”, destaca.

Para Mariana, o incentivo da Unit foi o grande responsável pela realização do estudo. “A Iniciação Científica foi e é muito importante pois amplia o conhecimento científico e possibilita o desenvolvimento de novas habilidades. Foi a partir desse incentivo que consegui, através dos professores, orientação para a produção da avaliação da minha IC”, ressalta.

Mariana conta que pretende seguir a carreira acadêmica e continuar fazendo estudos sobre sustentabilidade. “Quero me dedicar aos estudos e fazer um mestrado, e posteriormente um doutorado dando continuidade às pesquisas de inovação, sustentabilidade, economia e inovação tecnológica pois são assuntos que tenho interesse”, finaliza. 

 

Leia mais: Estudante de Engenharia Química produz estudo inédito sobre Sistema Bifásico

Compartilhe: