ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições abertas para o Programa em Biotecnologia Industrial 

Atualmente, 70% dos egressos estão vinculados ao mercado de trabalho, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e empreendedorismo. 

às 13h07
Compartilhe:

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Universidade Tiradentes (Unit) está com seleção aberta para os cursos de Mestrado e Doutorado até o dia 28 de fevereiro. São ofertadas quinze vagas para o curso de Mestrado e 15 vagas para o curso de Doutorado. Atualmente, 70% dos egressos do PBI estão vinculados ao mercado de trabalho, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e empreendedorismo. 

O coordenador do Programa em Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial, professor doutor Marcelo da Costa Mendonça, ressalta que o PBI possui um corpo docente altamente qualificado, com atuação em diferentes áreas de pesquisa. “Esta diversidade de formação, permite a integração do conhecimento para o desenvolvimento de projetos de pesquisas na maioria das grandes áreas da ciência, são elas: saúde, engenharias, agrárias, biológicas e exatas e da terra”, afirma.

De acordo com o doutor Marcelo, atualmente o perfil dos alunos candidatos no Programa é composto por mestrandos e doutorandos com formação à nível de Graduação em diferentes áreas: Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Biologia, Engenharias, Engenharia Agronômica, dentre outras.

“Considerando a diversidade de formação dos professores/orientadores, o PBI recebe recém-graduados e profissionais, este último atuando no mercado de trabalho, com diferentes formações. Pela capacidade de trabalhar com pesquisas aplicadas, direcionadas ao setor industrial, o mestrado e o doutorado do PBI é uma oportunidade de qualificação profissional para muitos técnicos que atuam em empresas”, destaca. 

Ainda segundo o coordenador do PBI, o Programa busca conduzir projetos de pesquisa em parceria com empresas do setor industrial realizando trabalhos, cujos objetivos sejam alvo de interesse destas empresas. Com isso, os resultados gerados a partir das dissertações e das teses terão aplicação direta nas empresas e, quando transformados em produtos e serviços inovadores, cumprirão o objetivo de levar benefícios à sociedade. 

“O aluno inserido no Programa tem a oportunidade de aprender sobre técnicas moleculares para o diagnóstico e o tratamento de doenças, extração e caracterização de compostos naturais para o desenvolvimento e formulação de novos produtos medicinais e farmacêuticos, bem como o desenvolvimento de biocombustíveis e processos fermentativos e enzimáticos com aplicação industrial, em todas estas áreas encontramos a aplicação da biotecnologia. O PBI-Unit forma e qualifica profissionais graduados em distintas áreas, nos níveis de mestrado e de doutorado, a fim de suprir a escassez de recursos humanos qualificados, que tem sido o obstáculo principal ao desenvolvimento tecnológico do Nordeste”, ressalta.

O Programa

“Fazer mestrado e doutorado é diferenciar-se no concorrido mercado de trabalho, é levar qualidade ao desempenho das atividades profissionais e buscar sua valorização e reconhecimento. Os alunos formados no PBI estão atuando em diferentes áreas no Brasil e em outros países. Outra parte destes doutores, encontram-se aperfeiçoando sua qualificação em estágios de pós-doutoramento em variadas instituições. Há exemplos de egressos do PBI em instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país e no exterior a exemplo da Colômbia e República Checa”, diz.

No PBI, os discentes têm a oportunidade de desenvolver projetos em onze laboratórios de pesquisa instalados no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP-Unit), que conta com uma plataforma de equipamentos atualizados e de boa qualidade para atender as demandas e a geração de resultados dos projetos. Além disso, muitos projetos de pesquisa são desenvolvidos em parcerias com instituições nacionais e internacionais.

São exemplos de pesquisa realizadas no PBI:

1) Desenvolvimento de fármacos e de sistemas de liberação controlada

2) Técnicas de extração e caracterização de produtos naturais

3) Desenvolvimento de membranas bioabsorvíveis utilizadas com curativos

4) Acoplamento de processos para obtenção de produtos purificados

5) Estudo, formulação e caracterização de bioinseticidas

6) Desenvolvimento de processos empregando fluidos pressurizados

7) Desenvolvimento de metodologia de análise para efluente de pirólise de biomassa

Inscrições PBI

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes tem como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados na área de concentração relacionada à Bioprocessos e Bioprodutos.

O PBI dispõe de bolsas e taxas como benefícios aos alunos durante os Cursos de Mestrado e Doutorado. O aluno aprovado nos Cursos poderá concorrer à bolsa que são concedidas por agências de fomento (CAPES ou FAPITEC/SE), de acordo com os critérios do curso e das instituições de fomento.

No doutorado, poderá ter a chance de participar do Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES) e realizar parte de sua pesquisa em outro país.

O Processo Seletivo será conduzido em diferentes etapas para os cursos de Mestrado e Doutorado. As etapas são eliminatórias e classificatórias. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve prestar atenção aos pré-requisitos descritos no Edital.

As inscrições serão realizadas exclusivamente na forma on-line através do site. Os interessados podem tirar suas dúvidas pelo e-mail: pbi@unit.br ou pelo telefone: (79) 3218-2112.

 

 

Leia mais: Capes avalia programa de Biotecnologia Industrial com nota 6

Compartilhe: