ESTUDE NA UNIT
MENU

Países mais procurados para se fazer intercâmbio acadêmico

Portugal, Espanha e países da América Latina estão entre os mais procurados pelos acadêmicos por facilidade com o idioma e moeda mais barata que o real

às 14h22
Os tradicionais bondinhos do centro de Lisboa, em Portugal: país é um dos mais procurados por universitários interessados em fazer intercâmbio acadêmico (Lisa Fotios/Pexels)
Os tradicionais bondinhos do centro de Lisboa, em Portugal: país é um dos mais procurados por universitários interessados em fazer intercâmbio acadêmico (Lisa Fotios/Pexels)
Compartilhe:

A busca por um país para realizar um intercâmbio acadêmico é sempre um momento que pode trazer várias dúvidas. Para isso, o interessado em ter essa experiência no exterior precisa ficar atento a algumas características que se encaixem ao objetivo desejado. A moeda, a cultura e a representatividade da Instituição de Ensino Superior (IES), por exemplo, devem ser analisadas com cautela.

A assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Júlia Gubert, explica que, de modo geral, os estudantes das instituições procuram primordialmente por Espanha e Portugal, por serem países europeus e que ofertam instituições muito tradicionais. “Além disso, Portugal oferece a facilidade em compreender o idioma, o que torna a experiência um pouco mais cômoda para o estudante que não tem um segundo idioma”, diz.

Países da América Latina como México, Argentina e Peru também estão cada vez mais visados. “Os países latinos, além de possuírem instituições cada vez mais qualificadas e prestigiosas, eles possibilitam realizar a mobilidade com custos mais baixos por terem moedas menos valorizadas e um custo de vida mais acessível para os brasileiros. Como também oferecem uma cultura local muito rica, o que tem atraído os estudantes”, destaca Júlia. 

As pessoas procuram experiências internacionais que contribuam para sua formação acadêmica e profissional de modo a otimizar sua experiência. A assessora destaca a mobilidade acadêmica como uma oportunidade que possibilita ao discente fazer parte de sua graduação em uma instituição fora do país.

O setor de Relações Internacionais orienta os discentes a procurar fazer amizades com nativos do país para ter uma experiência realmente imersiva no idioma e cultura dessa localidade. “No entanto, é interessante também que o discente possua uma rede de apoio, que poderá ser por meio de canais de brasileiros que estejam nesse país”, destaca Júlia.

Existem quatro fatores principais que influenciam na escolha do destino do intercâmbio acadêmico:

  • Interesse pessoal do discente por uma cultura específica; 
  • Oferta de bolsas; 
  • Diferença no custo de estadia entre os países; 
  • Reputação internacional da Instituição de Ensino Superior de destino.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: