ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é diversidade cultural e por quê ela é importante

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo.

às 12h53
A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar diferentes modos de ser, que não são necessariamente os nossos (Unsplash)
A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar diferentes modos de ser, que não são necessariamente os nossos (Unsplash)
Compartilhe:

Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade. Mas, por quê a diversidade cultural é importante? A cultura é um conceito bastante amplo e discutido ao longo da história da humanidade, pois é ela quem dá sentido à nossa vida em sociedade. 

“Se pararmos para pensar em uma sociedade sem cultura, sem tradições, ela não existe, mesmo porque, o homem começa a viver efetivamente em sociedade não só porque ele começa a dominar as ferramentas e a domesticar animais, mas também ele vai desenvolver aspectos culturais que vão fazer sentido para aquela comunidade. Quando falamos em cultura é difícil nos referirmos a algo universal, porque cultura é identidade. Se pegarmos uma perspectiva mais sociológica, cultura é aquilo que identifica determinada sociedade, determinado povo, então faz com que as pessoas se reconheçam e tenham aquela relação de pertencimento”, destaca a professora-doutora Juliana Almeida, do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). 

Além disso, a diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes “formas de ser”, que não são necessariamente nossas. Isso para que, à medida que interagimos uns com os outros, possamos construir pontes para confiar, respeitar e compreender entre as culturas. 

“A diversidade cultural faz parte da nossa essência enquanto sociedade e ela é fundamental, pois vai caracterizar tradições, a questão do pertencimento, e principalmente, vai fazer com que cada povo possa exprimir a sua identidade. Hoje falamos muito na multiculturalidade, onde as fronteiras por causa da globalização vão se diluindo, mas isso não quer dizer que a gente irá perder esses aspectos que são mais tradicionais, que formam as pessoas e a sociedade”, ressalta Juliana. 

Aprender sobre outras culturas nos ajuda a compreender diferentes perspectivas dentro do mundo em que vivemos. “Podemos pegar aspectos culturais como a alta cultura, ou seja, a música erudita, as artes plásticas, que têm essa característica de ser universal, mas também há a cultura de massa, a cultura popular que dá identidade às pessoas. De certa forma, todas essas culturas transmitem uma identidade que é consumida por mais um menos pessoas que são perpetuadas ao longo do tempo materialmente, como por exemplo, as artes plásticas, a música, ou oralmente como acontece com a cultura popular”, enfatiza a professora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: