ESTUDE NA UNIT
MENU

Metodologias do EAD: conheça algumas vertentes

A versatilidade do EAD é abrangente e não se resume apenas aos cursos totalmente online; conheça as outras vertentes da metodologia

às 13h50
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Professor e tutor do curso de Pedagogia da Unit, Ivan Rêgo
Compartilhe:

Embora o Ensino a Distância (EAD) aconteça por meio da internet, ele não se limita apenas a atividades motoras para assistir a aula, decorar o conteúdo e realizar provas. O EAD é um modelo versátil que contém metodologias ativas que facilitam o ensino aprendizagem do aluno de maneira prática e fácil.

“Nas propostas de aprendizagem para a apreensão do conhecimento, os professores do EAD solicitam atividades onde são aplicadas metodologias ativas como: aprendizagem baseada em resolução de casos, sala de aula invertida, cultura maker, storytelling, gamificação, debates online, estudos de caso, design thinking dentre outras”, explica o professor do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Ivan Rêgo. 

Essas metodologias ativas são estratégias, métodos e técnicas que promovem uma aprendizagem focada. Como característica, ela se destaca pela atuação direta do aluno no processo. E vai ao encontro do que o EAD prega, que é colocar o estudante como protagonista do ensino. O professor, por sua vez, atua como referência. Ou seja, ele é um orientador e oferece oportunidades, materiais e estratégias adequados para aprendizagem. 

Vantagens das metodologias

Ivan ressalta que é possível promover um processo de aprendizagem significativo na modalidade EAD. “É através do estímulo à participação dos alunos nas atividades, promovendo assim uma independência e protagonismo”, destaca.

São inúmeras as vantagens para quem se adequa ao estudo à distância. “ O aluno se torna mais autônomo e menos dependente do professor; as aulas, sejam elas nos encontros semanais dos polos ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), são mais dinâmicas; os alunos tornam-se mais parceiros nas atividades avaliativas; entre outros”, enfatiza.

O Google for Education, disponibilizado pela Unit. também pode ser um excelente aliado segundo Ivan. “Através do Google for Education, a autonomia, dinamicidade e compartilhamento de conhecimento torna-se uma realidade no EAD, visto que, o aluno se apropria e utiliza de diversos tipos de metodologias ativas, além de trabalhar com suportes interacionais, como apps de celular e programas de computador”, afirma Ivan.

Dentre os benefícios, Ivan ressalta quais são os mais significativos e notórios nos alunos. “No ensino a distância, o aluno aprende a desenvolver o senso de responsabilidade e protagonismo, bem como, um maior senso crítico ao longo das aulas”, finaliza.

Leia também: Regulamentação EAD no Brasil: como funciona?

Compartilhe: