ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluna de Medicina vive experiência de internato internacional

A futura médica Luciana Barretto Lima Gusmão conta a experiência de cursar durante um mês o internato em Boston, nos Estados Unidos.

às 11h55
Compartilhe:

Durante um mês, a aluna de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Luciana Barretto Lima Gusmão, esteve em Boston (EUA), desenvolvendo atividades do internato. Por meio do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students, ela e outros estudantes vivenciaram o exercício da Medicina dentro da Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA).

Escolhi o programa pela oportunidade de fazer intercâmbio, conhecer a realidade de outro país e aprimorar o inglês. Acho que esses intercâmbios são sempre válidos. A gente sempre amadurece, aprende muito. Durante esse mês em Boston pude conhecer um pouco a realidade da medicina lá e ver os pontos positivos e negativos comparados com o Brasil. Fomos todos muito bem recebidos, adorei os professores, todos muito amáveis”, conta.

Segundo Luciana, uma das principais diferenças do ensino da Medicina na Unit em comparação ao aplicado em Boston é em relação ao contato com o paciente. “Ainda na universidade, nós já fazemos anamnese e exame físico nos pacientes, enquanto lá o estágio é mais observacional. Os alunos acompanham os professores e observam, sem poder ter tanto contato”, destaca.

“Outra grande diferença é que nos Estados Unidos, quando o estudante sai da escola, ele precisa fazer uma outra graduação, chamada Pre-Med, durante quatro anos, antes de entrar na Med School, que dura mais quatro anos. Depois de formado, ele ainda precisa fazer a residência para exercer a profissão e aí sim, poder examinar o paciente. Aqui no Brasil, quando nos formamos, já podemos exercer a medicina, ainda sem ter residência”, compara a futura médica.

Para ela, o método de Aprendizagem Baseada em Problemas, conhecido como PBL (sigla em inglês), utilizado pela Unit no ensino da Medicina foi essencial para sua experiência em terras estrangeiras. “O curso de Medicina da Unit não deixa nada a desejar em relação ao contato que tivemos com os alunos da Harvard Med School. Nossa formação é de qualidade e conseguimos ter debates de igual para igual com os médicos residentes”, revela.

Luciana acredita que o aprendizado conquistado enquanto interna do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students foi além da academia. “A experiência de vida, o networking, a troca de vivência e o conhecimento de novas realidades não tem preço, vão além do aprendizado acadêmico. É pra vida”, conclui.

 

Leia também: Mobilidade Acadêmica: Unit recebe estudante colombiana

Compartilhe: