ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do serviço social para a promoção da justiça social

A Universidade Tiradentes oferece o curso de Serviço Social no formato de Educação a Distância (EAD)

às 13h15
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O serviço social é uma profissão que busca promover a igualdade social e a justiça para todos os indivíduos e grupos vulneráveis da sociedade. É uma área multidisciplinar que visa garantir o acesso aos direitos sociais, como saúde, educação, moradia e assistência, além de promover a inclusão e a participação na sociedade.

O curso de Serviço Social é fundamental para formar profissionais capazes de atender às necessidades da população, trabalhando em instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais e outras áreas relacionadas. O papel desse profissional é de extrema importância, é ele quem atua diretamente com a população mais vulnerável, identificando suas necessidades e promovendo ações para garantir seus direitos e melhorar sua qualidade de vida.

Esses profissionais atuam em diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, justiça e segurança pública. Eles realizam ações preventivas, como campanhas de conscientização e orientação, e também atuam no atendimento direto aos indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade.

A professora tutora de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit), Érika Costa, conta que, embora exista um longo caminho a percorrer, as contribuições dessa profissão deram saltos qualitativos que abrangeu a importância para outras esferas sociais.

“Pensar no serviço social apenas como uma profissão que executa terminalmente as políticas sociais é nos reduzir e desconsiderar todas as contribuições que damos teórico metodologicamente e ético política à vida em sociedade. Somos profissionais que, apesar de não sermos ciência, produzimos conhecimento todos os dias. Somos pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento da ciência e sobretudo da nossa vida em sociedade”, destaca.

Ela ainda aponta que são muitos os desafios. “Possuímos um projeto de sociedade que vai além dessa sociabilidade opressora, pensamos e lutamos pela superação das desigualdades sociais e sobretudo pela emancipação humana”, enfatiza a professora tutora, Érika.

Serviço Social EAD na Unit

Com a Educação a Distância (EAD), muitos passaram a ter a oportunidade de realizar o sonho de concluir o ensino superior, sendo o curso de Serviço Social um dos mais visados pelos alunos. Além disso, ele tem a mesma duração de quatro anos e possui a mesma grade curricular do curso presencial. O aluno tem acesso a aulas online, material didático, atividades práticas e tutoria personalizada, tudo disponível em uma plataforma digital de fácil acesso.

Érika explica que durante as aulas, os professores trabalham com dinâmicas e metodologias ativas para que os alunos sejam levados a refletir sobre o que tem sido aprendido teoricamente. 

“Situações hipotéticas são levantadas para o debate, fazendo com que os alunos desenvolvam senso crítico e se preparem para a experiência de estágio, momento em que eles têm a oportunidade de irem aos espaços sócio-ocupacionais e serem acompanhados pelos profissionais/assistentes sociais, os quais chamamos de supervisores de campo”, explica.

O curso de Serviço Social EAD da Unit oferece a mesma qualidade de ensino e formação que o curso presencial, possibilitando ao aluno adquirir os mesmos conhecimentos e habilidades necessárias para atuar com excelência na profissão de Serviço Social.

Leia também: Técnicas de escrita criativa que todo aluno deve saber

Compartilhe: