ESTUDE NA UNIT
MENU

Clínica de Psicologia da Unit atende pessoas com TEA

É essencial que as pessoas com TEA tenham acesso a terapias que auxiliarão no desenvolvimento e qualidade de vida.

às 12h32
The hands of the child who smeared on the gray background.
The hands of the child who smeared on the gray background.
Compartilhe:

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma em cada 160 crianças fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O crescente número de diagnósticos pode ser explicado pelo avanço da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico. Diagnosticadas precocemente, é essencial que as pessoas com TEA tenham acesso a terapias que auxiliarão no desenvolvimento.

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos”, explica a psicóloga e coordenadora da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), Micaely Tavares de Jesus. Uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas com TEA é a psicoterapia, ajudando a alcançar seu potencial máximo e a melhorar sua qualidade de vida.

A Clínica de Psicologia da Unit oferece atendimento especializado para o público. Atualmente, uma média de 20 pacientes estão sendo atendidos com essa demanda. “A psicoterapia na vida da pessoa com TEA será para estímulo das áreas de dificuldades, proporcionando mais qualidade de vida e independência, como também realizar a orientação e acolhimento para a família”, destaca.

Com diagnóstico de TEA, a paciente Beatriz Campos Lucena, de 10 anos, é acompanhada na Clínica de Psicologia da Unit. “Eu acho que a terapia é importante porque posso desabafar. A psicóloga também ajuda a gente a controlar as emoções e aprender a se comunicar melhor com os jogos e conversas divertidas”, conta.

Para a mãe de Beatriz, Karla Campos Pinheiro, e de outra filha com diagnóstico de TDAH também acompanhada na clínica, os resultados da psicoterapia são perceptíveis. “Estamos bastante satisfeitos com o trabalho da Clínica de Psicologia. Sempre fomos bem atendidos por todos os setores, recepção, serviço social e psicóloga. O serviço prestado a nossas filhas também tem um excelente resultado, contribuindo para o melhoramento das suas questões que levamos”, reforça.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas em 2007, e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade.

Em 2023, a campanha nacional tem como lema “Mais Informação, Menos Preconceito”.

Clínica de Psicologia

Em 20 anos de existência, a Clínica de Psicologia da Unit oferece atendimentos psicológicos de qualidade e acessíveis à população, contribuindo com mudanças promotoras de saúde mental para os usuários do serviço e suas famílias. Para ser atendido no Plantão não é preciso passar por seleção através de triagem e nem marcar previamente os horários.

O interessado pode entrar em contato pelo número de telefone 3218-2213 ou pelo WhatsApp (79) 98107-9590, de segunda a sexta-feira das 08h às 20h. Se preferir, pode comparecer presencialmente dentro do horário de funcionamento no endereço: Av. Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, Aracaju (SE).

 

Leia também: Conheça os transtornos psicológicos mais comuns na atualidade

Compartilhe: