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Habilidades essenciais para um professor tutor efetivo no EAD

Comunicar-se de forma clara, compreender profundamente o conteúdo e a tecnologia, são habilidades fundamentais para um professor tutor de sucesso no EAD.

às 13h28
Supervisor de tutoria EAD, Jonas de Jesus Souza
Supervisor de tutoria EAD, Jonas de Jesus Souza
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O Ensino a Distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Nesse cenário, a figura do professor tutor ganha ainda mais relevância, já que ele é responsável por orientar os alunos, esclarecer dúvidas e fornecer feedbacks sobre o desempenho de cada um. Mas qual a importância do professor tutor no ensino aprendizado do aluno EAD?

O supervisor de tutoria EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Jonas de Jesus Souza, explica que o tutor desempenha várias habilidades organizacionais e intelectuais, que envolvem elaborar atividades, incentivar a pesquisa, fazer perguntas, avaliar respostas dos alunos, coordenar discussões nos fóruns, sintetizar seus pontos principais e desenvolver o clima intelectual geral na turma. 

“O tutor também é o responsável na construção do conhecimento, tais como: contato inicial com a turma, provocar a apresentação dos alunos, enviar mensagens de agradecimento, oferecer feedback rápido aos alunos e manter um tom amigável. O tutor é o grande responsável por construir um senso de comunidade na turma e deve a conduzir da melhor maneira, devendo ter um elevado grau de inteligência interpessoal, ele é responsável por sustentar o relacionamento entre os diversos atores no EAD”, pontua.

Habilidades necessárias

Por desempenharem um papel fundamental na contribuição para o sucesso dos alunos EAD, é importante que os professores tutores tenham habilidades específicas, já que os alunos precisam aprender de forma autônoma, sem o contato diário presente na sala de aula.

“O tutor precisa entender sobre a influência da evolução tecnológica no EAD, precisa-se saber um pouco mais sobre as tecnologias utilizadas e suas aplicações nessa modalidade de ensino, para assim, ter um melhor preparo para suas aulas/encontros, são elas:  o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que o aluno acessa pelo computador para assistir às aulas e realizar as atividades, além de dominar: videoaulas, áudio e videoconferência, chats e fóruns e bibliotecas virtuais”, orienta Jonas.

O conhecimento aprofundado e específico do conteúdo é outra habilidade que precisa ser levada em consideração. “O professor tutor precisa suprir a falta do professor presencial. Geralmente, o aluno após ler um livro, assistir a um vídeo, ele fica cheio de dúvidas e a primeira pessoa a quem ele recorre é o seu tutor, é nele que o aluno espera encontrar alguém que, se não vai dirimir imediatamente suas dúvidas, pelo menos vai indicar-lhe o melhor caminho para que ele chegue à compreensão de um determinado assunto”, enfatiza.

Ter uma boa comunicação também é um fator essencial para o bom desenvolvimento do aluno durante o EAD. “A comunicação gera confiança entre alunos e tutor, fortalece vínculos, e agrega valor à instituição. Além disso, a comunicação no EAD é essencial para uma troca de conhecimentos eficaz e positiva, pois ajuda na promoção de melhorias e mudanças no desenvolvimento social e pedagógico da comunidade acadêmica”. Infere. 

Professor tutor da Unit EAD

A Universidade Tiradentes, por exemplo, possui uma equipe de professores tutores qualificados para atender as demandas dos alunos, bem como as novas tendências que surgem com o passar do tempo.

Este ano, foram criados métodos para aproximar ainda mais os alunos dos seus professores tutores para que a experiência de realizar um curso EAD seja prazerosa e satisfatória. Um desses métodos é a conferência ao vivo, que permite o aluno ter mais encontros online para sanar dúvidas e estreitar laços com o professor tutor.

“Avalio positivamente o nosso tutor, recebemos diariamente elogios de vários alunos de diferentes polos espalhados pelo Brasil, agradecendo pela condução durante os encontros semanais presenciais e/ou virtuais. Eu os acompanho diariamente, usando as seguintes métricas: didática, capacidade de motivação, planejamento, estratégias nas correções e tempo gasto, relacionamento com os membros da instituição, nível de conhecimento e tempo de resposta da ferramenta de interação dos alunos da Unit EAD”, ressaltou.

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