ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do Colégio Master participam de aulas práticas na Unit

Os alunos do Master tiveram a oportunidade de participar de uma aula sobre programação e uma demonstração dos estudantes do curso de Medicina

às 21h08
Visita dos alunos do Colégio Master
Visita dos alunos do Colégio Master
Compartilhe:

Com o objetivo de aproximar alunos do Ensino Médio do Colégio Master, a Universidade Tiradentes (Unit) por meio do programa Portas Abertas recepcionou os estudantes para conhecerem o ambiente acadêmico e participarem de uma aula prática dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) e Medicina.

Durante a visita, o coordenador dos cursos de TI, professor Ricardo Porto, trouxe esclarecimentos sobre como é importante estar inserido nessa área. “TI não é só o meio, ele é o caminho para o futuro. Nós como sociedade só podemos nos desenvolver quando utilizamos das tecnologias, seja para facilitar as atividades cotidianas, como para pesquisas e garantir uma qualidade de vida. Hoje, o mercado de trabalho exige que o profissional saiba dominar as tecnologias, e quem não estiver bem instruído certamente perde a chance de se destacar na sua área de atuação”, afirma.

A psicóloga do Colégio Master, Camila Barreto, destaca a importância de apresentar novas possibilidades para os alunos. “Trazer os alunos para o ambiente acadêmico é muito importante porque dá a chance deles vivenciarem que tem muito mais além das paredes da escola. Ouvir de profissionais que estão atuando no mercado de trabalho pode ser a chave para impulsionar eles. É importante para eles participarem dessas visitas porque serão instruídos sobre a profissão, como está o mercado, a chance de empreender ampliar os horizontes para setores que até então eram desconhecidos para eles”, salienta.

“Muitos alunos já vem com a ideia de querer uma área, mas  no meio do curso percebem que não se adequam aquilo. Por isso, é importante apresentar para eles outros cursos, outras possibilidades, cursos que se encaixem melhor no perfil dele. Enem trazemos alunos de todas as turmas do ensino médio para que eles vivenciem o que é a Universidade e sejam orientados por profissionais experientes”, ressalta a coordenadora Pedagógica do Colégio Master, Carla Darlem Sobral.

Durante a visita, os alunos participaram de uma aula prática de programação com o professor de Ciências da Computação, Cleiton José. “Essa dinâmica com os alunos do Colégio Master foi baseada nas expertises que a gente desenvolve ao longo curso. A ideia foi fazer uma dinâmica utilizando programação e circuitos eletrônicos de maneira a fazer com que o aluno entenda essa integração de linguagem de programação voltada principalmente para sistemas automatizados. Essa atividade foi aplicada para atiçar a curiosidade deles em como as tecnologias facilitam atividades do nosso dia a dia”, explica.

Para a estudante, Maria Luísa Araújo Freitas de Castro, 16 anos, a visita serviu para ampliar seus horizontes. “Gostei muito da aula prática de computação porque o professor nos deu uma noção de como as tecnologias estão nas tarefas diárias e nem percebemos. Desce acender uma lâmpada até interagir com os assistentes virtuais. Além dessa aula, adorei fazer o tour pela Unit. Conhecer o laboratório onde são realizadas as aulas práticas de Medicina me deixou ainda mais apaixonada pelo curso que pretendo fazer”, afirma. 

O estudante Yan Nascimento Santana, 16 anos, comenta que essa foi a sua primeira vez na Universidade Tiradentes. “Gostei dessa aula porque tirou a gente da rotina do Colégio e nos deu uma experiência totalmente diferente durante a aula de tecnologia da informação. Conhecer a Unit, os laboratórios, o minishopping e os demais espaços me deixou surpreendido com a estrutura daqui. O bloco A onde participamos da aula prática é muito bonito, chama a atenção e me deixou curioso para conhecer mais”, conclui.

Portas Abertas 

O Portas Abertas é um projeto de relacionamento da Unit com a comunidade, através de diversas ações, visitas orientadas ao campus, orientação vocacional, cursos de extensão, palestras e muitas outras, tenta esclarecer todas as dúvidas dos estudantes de ensino médio, para que possam tomar a melhor decisão para o futuro profissional.

“Em 2023 estamos em conjunto com as coordenações de todos os cursos da Unit realizando planejamentos para oferecer atividades práticas para proporcionar aos alunos uma experiência mais completa de como é o ambiente acadêmico. Montamos um book de ações para que as escolas e instituições parceiras escolham quais atividades querem realizar com seus alunos. Queremos estreitar os laços entre a Unit, os egressos e as escolas parceiras”, destaca a consultora da equipe Comercial da Unit, responsável pelo projeto, Iasmin Ramos.

 

 

Leia mais: Alunos do Colégio Dinâmico participam de mini júri na Unit

Compartilhe: