ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Nutrição da Unit atendem em novo endereço

Os serviços ofertados pelos estudantes de Nutrição da Unit no ambulatório do HC serão realizados em novo endereço. Saiba onde.

às 13h58
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Compartilhe:

Os estudantes do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit) agora realizaram os atendimentos à população no Ambulatório do Hospital Cirurgia em novo local. Para melhor atender a sociedade, as consultas estão sendo realizadas no prédio localizado na Avenida Dr. José da Silva Ribeiro Filho (próximo à Avenida Desembargador Maynard), n° 325, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju. 

O Ambulatório do HC tem como público-alvo pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e oferece consultas em 24 especialidades: Arritmologia, Cardiologia Cirúrgica, Cardiologia Clínica, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Endocrinologia, Fisiatria, Fisioterapia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Hepatologia, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neuropediatria, Nutrição, Ortopedia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Além de consultas com diversas especialidades, o Ambulatório do HC oferece exames de ecocardiograma transtorácico e eletroneuromiografia e, em breve, haverá ampliação de novos serviços diagnósticos.

De acordo com o estudante de Nutrição, Júlio Santana Neto, o novo local vai possibilitar que mais atendimentos sejam realizados, o que será muito proveitoso para os estagiários. “Estagiar no Ambulatório é uma experiência muito proveitosa, o contato com os pacientes faz com que nós os alunos tenhamos a real experiência da nutrição de consultório, como realizar atendimento de pacientes com diferentes objetivos. Temos o acompanhamento com professores e preceptores que nos orientam qual a melhor conduta tomar com os pacientes. Posso afirmar que ter essa experiência me aproxima do meu objetivo como nutricionista e me prepara para ser um profissional com um olhar mais humanizado”, ressalta. 

A estudante Bárbara Amaral, explica que estão divulgando o novo espaço para que a população continue buscando os serviços. “Fazer o estágio ambulatorial no Hospital Cirurgia está sendo uma experiência excepcional. Minha turma está há quase dois meses no Estágio Clínico e diariamente estamos descobrindo uma nutrição mais humana, mais cuidadosa e diferencial. A parceria da Unit com o Hospital Cirurgia tem sido muito proveitosa por nos ceder o espaço físico com todo o aparato necessário para os atendimentos. Convidamos as pessoas a conhecer o espaço e os serviços oferecidos. É muito importante para nós enquanto alunos ter a experiência ambulatorial. E isso só será possível com a procura dos pacientes”, destaca.

Agendamento

Como já ocorre, atualmente, as consultas de primeira vez dos pacientes SUS atendidos no ambulatório HC são autorizadas pelo Complexo Regulatório Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através das solicitações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

Os atendimentos são realizados em adolescentes a partir de 13 anos, adultos e idosos que precisem de acompanhamento nutricional ambulatorial por questões de saúde. “O atendimento nutricional personalizado é fundamental para a promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos de doenças pré existentes. Há uma orientação que respeite os hábitos do paciente e sua condição de saúde e mesmo financeira para que este tenha possibilidade de alcançar melhora na qualidade de vida”, explica a professora  e coordenadora dos estágios do curso de nutrição, Ticiane Munareto.

“Basta ser encaminhado por profissional de saúde e comparecer ao ambulatório para marcação. A marcação não é realizada por telefone. Não precisa ser apenas indicação médica. Outros profissionais da saúde também podem indicar. Porém, há a necessidade do encaminhamento que justifique o motivo da procura, já que trabalhamos com questões relacionadas à saúde e não com pacientes saudáveis. O encaminhamento deve ser preferencialmente originado do SUS, mas pode ser também via particular e todo o atendimento é gratuito”, esclarece.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (79) 2106 7248.

 

Leia mais: Atendimentos ambulatoriais de Medicina serão realizados no Ninota Garcia

 

Compartilhe: