ESTUDE NA UNIT
MENU

Tendências educacionais: como a tecnologia mudou o aprendizado

Transformando o papel do professor na era digital: o foco na aprendizagem ativa e colaborativa

às 18h52
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A educação é fundamental para o desenvolvimento do Brasil em diferentes aspectos, como o econômico, social e humano. Através dela, é possível gerar novas ideias, tecnologias e inovações, promover a equidade e inclusão social, formar pessoas com pensamento crítico e competências para resolver problemas, colaborar e se comunicar. 

De acordo com a gerente acadêmica de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki, a educação gera impacto na renda familiar, já que pessoas com ensino superior concluído possuem acesso a postos de trabalho melhor qualificados e melhor remunerados. No entanto, o maior desafio educacional do Brasil é garantir o acesso a uma educação de qualidade e equidade para todos.

“Se a gente pretende ter uma sociedade cada vez mais justa e democrática, precisamos investir seriamente em educação. Quando se trata de educação, estamos falando em formar pessoas, com pensamento crítico, capazes de resolver problemas, de colaborar, se comunicar, sobretudo agora, em frente aos novos dilemas da sociedade e da inteligência artificial”, destaca.

Para a Karen, a educação do futuro está mais pautada na combinação integrada e sustentável entre o mundo presencial e digital, com uma educação cada vez mais personalizada e aprendizagem ativa. Ela enfatiza a importância de colocar o aluno no centro da aprendizagem, utilizando o poder da tecnologia e estratégias metodológicas que privilegiem a aprendizagem colaborativa.

“A tecnologia não se torna divisor de águas no processo educativo, na verdade ela exige tanto de professores com formação específica para dominar, usar e aplicar a tecnologia, quanto do aluno pra poder desenvolver e aprimorar seus estudos com o seu uso. No entanto, o grande desafio se resume a políticas públicas que de fato conseguem inserir a tecnologia no processo educativo”, pontua.

EAD no presente e futuro

Sasaki ressalta que as novas tecnologias e o crescimento do EAD são tendências do presente e do futuro da educação. O ensino híbrido, a educação personalizada, a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de competências socioemocionais são alguns dos conceitos que devem estar presentes na educação do futuro.

“Estamos trabalhando para formar profissionais, talvez de profissões que ainda não existem. O desafio de ensinar a pensar de forma crítica, avaliativa e a capacidade de argumentação são competências geradas pela educação. A educação, portanto, é uma ferramenta poderosa para promover transformações na vida das pessoas e para impulsionar o desenvolvimento do país”, conclui a gerente acadêmica.

Leia também: Benefícios do EAD para aprimorar habilidades no meio digital

Compartilhe: