ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa participa de programas de internacionalização na Espanha

A egressa do curso de Nutrição, Giselle Franca, participou da internacionalização em duas universidades da Espanha por meio do ProMAI

às 13h52
Egressa do curso de Nutrição, Giselle Franca
Egressa do curso de Nutrição, Giselle Franca
Egressa do curso de Nutrição, Giselle Franca
Compartilhe:

Viajar e estudar em outro país é um sonho para muitos estudantes E é na universidade que eles têm oportunidades para realizar um intercâmbio. Foi assim com a egressa do curso de Nutrição, Giselle Franca. Ela aproveitou os programas que a Universidade Tiradentes (Unit) dispõe para os alunos e realizou o intercâmbio acadêmico por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI).

Em 2018, Giselle participou do intercâmbio acadêmico na Universidade de Salamanca quando uma bolsa do programa Top Espanha Santander para aprender espanhol, e no ano seguinte, em 2019, por meio do ProMAI foi estudar na Universidad de Valladolid, na Espanha.

“Sempre me informei sobre todas as possibilidades que a universidade oferecia e ao longo do curso percebi que gostaria de fazer o mestrado fora. Qualquer edital que tinha eu tentava aproveitar. Não só os programas da Unit, mas cursos de verão de outras universidades dentro e fora do Brasil, muitas vezes te dão a possibilidade de ir com ou sem bolsas e eu considero que fazem muita diferença na formação”, conta.

Ela conta que decidiu estudar na Espanha por achar que seria o lugar ideal para fazer o intercâmbio. “A Universidade de Valladolid tinha a grade curricular praticamente igual a minha na Unit, além de estar localizada próxima a Salamanca, cidade que eu já me sentia familiarizada por ter passado um mês estudando lá.O Intercâmbio foi uma experiência maravilhosa. A Unit ajudou em tudo que foi necessário e a Universidade de Valladolid também foi bem acolhedora e solicita. Me senti bem-vinda desde o início. Lá tive a oportunidade de aprender bastante e tive experiências que mudaram minha vida profissional e pessoal”, ressalta. 

Para ela, o incentivo da Universidade Tiradentes foi um fator relevante para estudar no exterior. “Acredito que a minha experiência na graduação foi crucial para todos os passos seguintes. Como eu disse anteriormente, sempre ficava de olho em todas as oportunidades que a Unit oferecia e também ficava atenta aos processo de outras instituições, então participei de várias coisas que fizeram com que eu pudesse conseguir quase todas as bolsas que me inscrevi. Tive a possibilidade de testar, de aprender, de me adaptar e entender se os objetivos que eu tinha estavam realmente alinhados com a minha realidade pessoal”, diz. 

“Com egressa admiro muito todas as iniciativas que a Universidade Tiradentes oferece para que os alunos possam enriquecer o currículo. Digo e repito, os alunos da Unit não fazem ideia da quantidade de coisas que podem fazer. Meus professores sempre incentivaram a minha participação, além dos eventos promovidos pelo departamento de Relações Internacionais para divulgação dos programas e reuniões para tirar as dúvidas dos estudantes”, frisa. 

Ela aconselha os estudantes que também querem fazer intercâmbio que a experiência no exterior é totalmente diferente do habitual. “Todo país tem defeitos e que a primeira coisa que se deve ter em mente é que não vai ser necessariamente um paraíso. A experiência tem tudo para ser inesquecível e positiva, mas o que importa bastante em tudo isso é que quem vai participar entenda que é uma oportunidade de se desafiar, de conhecer seus limites, de entender outras culturas, de valorizar os aspectos positivos da nossa cultura e reconhecer os negativos, de ver os pontos fracos e fortes da nossa universidade e conseguir devolver de alguma maneira o que nos foi dado. A atitude do aluno é o que faz diferença na experiência”, pontua. 

A nutricionista concluiu o mestrado na Universidade de Valladolid com uma bolsa de introdução à pesquisa do governo espanhol, a JAE Intro Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC). Atualmente ela está fazendo o doutorado na Universidade Autónoma de Madrid também com uma bolsa do governo espanhol. “Fazer o doutorado tem sido uma experiência intensa, mas bem gratificante. Ainda estou avaliando bem as opções para quando concluir o doutorado”, finaliza. 

Programas de internacionalização disponíveis

Para 2023, o Grupo Tiradentes e suas instituições têm previstos os seguintes programas de internacionalização:

Laboratório Social: está com edital aberto até 29 de janeiro de 2023 e permite que os estudantes dos cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo fazerem seu trabalho de conclusão de curso com um componente internacional em uma mobilidade acadêmica de curta duração para a Universidade de Valladolid.

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI): possibilita que discentes de qualquer curso presencial façam disciplinas em 1 semestre acadêmico em uma instituição parceira fora do Brasil.  

Internato no Cambridge Health Alliance: direcionado para os alunos do curso de Medicina; Nele, os discentes podem realizar um mês de seu período de internato nas instalações do Cambridge Health Alliance, na região de Boston, em Massachusetts (Estados Unidos). 

Programa Buddy: oportunidade de conviver e interagir com alunos internacionais vindos para as unidades do Grupo Tiradentes para a mobilidade acadêmica, com a finalidade de auxiliar os discentes estrangeiros na sua transição e adaptação ao dia-a-dia na universidade e na cidade.

 

Leia mais: Conheça os programas de internacionalização disponíveis em 2023

Compartilhe: