ESTUDE NA UNIT
MENU

Começa o período de inscrições para o Enem 2023

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 5, e vão até às 23h59 do dia 16 de junho; provas do Enem estão marcadas para 5 e 12 de dezembro

às 13h25
Compartilhe:

Já está aberta mais uma temporada de preparativos e expectativas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que também já está com seu cronograma definido. As inscrições para o certame foram abertas nesta segunda-feira, 5, e vão até às 23h59 do dia 16 de junho. Os estudantes interessados já podem acessar a Página do Participante e efetuar a inscrição, informando o CPF e a data de nascimento, ou usando sua conta na plataforma Gov.br.

Quem precisar de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social também já pode fazer esse pedido no ato da inscrição, igualmente até o dia 16 de junho. A taxa de inscrição custa R$ 85 e vence em 21 de junho, podendo ser paga com débito em conta, cartão de crédito e Pix. O estudante não compareceu ao Enem 2022, mas apresentou justificativa de ausência, ou teve a isenção da taxa de inscrição aprovada para o Enem 2023, também deve fazer sua inscrição no Portal do Participante. 

As provas do Enem estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, com 180 questões objetivas sobre o conteúdo obrigatório do Ensino Médio (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias), mais a redação. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro e a divulgação dos resultados individuais deve ocorrer em 16 de janeiro de 2024. 

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Enem completa neste ano 25 anos de realização e vem se consolidando desde 2009 como principal exame de admissão do país, ao ter sua nota adotada como critério de seleção na maioria das faculdades e universidades, através de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Uma das instituições privadas de ensino superior que aceitam a nota do Enem como critério de ingresso em seus cursos é a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) / o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). Confira aqui o calendário completo e outras informações sobre esta forma de ingresso.  

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC

Compartilhe: