ESTUDE NA UNIT
MENU

Como montar um bom plano de estudos para o Enem?

Preparar um plano de estudo para o Enem contribui muito para ajustar o foco e realizar uma boa prova.

às 11h06
O planejamento de estudos para o Enem auxilia na organização do tempo direcionado às matérias, revisões e simulados (Unsplash)
O planejamento de estudos para o Enem auxilia na organização do tempo direcionado às matérias, revisões e simulados (Unsplash)
Compartilhe:

Estudar em casa e se preparar para uma maratona que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é tarefa fácil. Mesmo porque, nem sempre temos um local confortável e silencioso para nos concentrarmos nos estudos. Além disso, para ter sucesso na prova, é fundamental montar um bom plano de estudos para o Enem e seguir com esse plano até a reta final para o exame, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro.   

O plano de estudos é uma das estratégias mais importantes nesta preparação, pois é por meio dele que é possível organizar da melhor forma o tempo de estudo para cada disciplina, bem como o direcionado às revisões do conteúdo, simulados, bem como o tempo direcionado ao treinamento da redação do Enem. Saber o que estudar e em qual ordem é um desafio e, por isso, ter organização é essencial, principalmente nesta reta final. 

“O primeiro passo para montar um bom plano de estudos para o Enem é saber quanto tempo da sua rotina você consegue direcionar para estudar. Identificar os melhores horários é muito importante, já que há pessoas que têm maior facilidade de concentração à noite, por exemplo. Definindo isso, é preciso estabelecer o volume de disciplinas e distribuí-las ao longo da semana. Fazer uma tabela é indicado para que você tenha essa divisão bem visual e não prejudique a rotina de estudos”, destaca o professor Anderson Teixeira, do curso de Pedagogia EaD da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). 

Atividades de lazer, tarefas domésticas, entre outros compromissos também devem estar no plano de estudos. “Todas as atividades do dia-a-dia devem estar nesta tabela. Além disso, separar nesse cronograma um tempo para o descanso é necessário. Outra orientação muito válida, especialmente nesta reta final de preparação para o Enem, é reservar um dia na semana para revisar o conteúdo e outro para realizar simulados para cada assunto estudado, resolver questões de provas anteriores e assim otimizar a preparação para o teste”, orienta Teixeira. 

A resolução de questões é um passo importante da preparação para o Enem, já que é uma forma de testar o que aprendeu e descobrir os assuntos que precisam ser retomados. “É a forma ideal de treinar a resolução de cálculos, a interpretação de texto, identificar as formas como os temas são abordados, mensurar quanto tempo você leva para responder uma questão e também aprender informações novas”, ressalta o professor. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: