ESTUDE NA UNIT
MENU

Possível relação entre Covid-19 e diabetes é investigada em pesquisa

Informação aparece em exames realizados em pacientes durante a pandemia; conclusão não é definitiva, diz professora da Unit

às 13h37
Possível ação do coronavírus sobre o pâncreas pode ser a causa do aumento dos casos de diabetes, segundo pesquisa americana: faltam mais estudos (Fusion Medical Animation/Unsplash)
Possível ação do coronavírus sobre o pâncreas pode ser a causa do aumento dos casos de diabetes, segundo pesquisa americana: faltam mais estudos (Fusion Medical Animation/Unsplash)
Compartilhe:

Que outras doenças podem ser provocadas ou agravadas pelo novo coronavírus, além da Covid-19? Esse é um dos temas que vêm sendo estudados pela ciência, em várias pesquisas que se estendem pelo mundo inteiro. Uma delas vem chamando a atenção: a que pode relacionar os casos de Covid ao aumento de pacientes com diabetes. Um estudo publicado pela revista médica JAMA Network Open, no último dia 14 de fevereiro, apontou um aumento de 58% nos casos de diabetes entre os 23.709 pacientes internados com Covid-19 no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles (Estados Unidos). 

O total se refere ao período entre março de 2020 e junho de 2022, e foi obtido pelos pesquisadores do próprio hospital, a partir da análise e revisão de exames e prontuários médicos. “A Covid esteve relacionada não só ao aumento de casos de diabetes, mas também de quadros de hipertensão, de dislipidemia (aumento de colesterol), mas no refinamento do estudo, eles viram que o diabetes estava mais relacionado. Houve um incremento de 58% dos casos de diabetes em pacientes que tiveram Covid”, explica a infectologista e professora Fabrizia Dias Tavares, do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit).

A especialista ressalta, no entanto, que tal conclusão não é definitiva, e que o próprio estudo indica alguns aspectos para serem estudados mais a fundo, a exemplo da constância desses pacientes na realização de exames médicos, incluindo os de triagem e o de diabetes; e a piora dos hábitos de vida da população em geral durante a pandemia, sobretudo quanto à alimentação e à frequência de atividade física. 

Já sobre os motivos do aumento dos casos de diabetes entre os pacientes com Covid, uma das suspeitas recai sobre a própria ação do coronavírus quando ele atinge o pâncreas, que pode ter o seu funcionamento paralisado ou a produção de insulina diminuída. “A gente não pode concluir de forma definitiva que a Covid está relacionada diretamente ao aumento dos quadros de diabetes. É sabido que foi observado o aumento desse número de casos, principalmente nesse pós-pandemia, mas precisa ser alinhado ao aprofundamento desse estudo e surgimento de outros, para concluir de forma notória e definitiva que esses casos de diabetes estão relacionados estritamente aos quadros de covid”, afirma Fabrízia.  

Ainda de acordo com a professora, sabe-se que todo processo de infecção, incluindo os virais, têm uma relação com o agravamento de lesões de órgão-alvo, e pode acarretar a piora das chamadas doenças de base, como cardiopatias, hipertensões, doenças pneumônicas, cardiovasculares e até mesmo problemas de sistema nervoso central, doenças degenerativas, cujos casos vêm sendo muito relatados na fase de recuperação da doença, chamada “pós-covid”

Vacinas diminuem risco

Se o estudo americano ainda não dá uma conclusão clara sobre a relação entre Covid-19 e diabetes, ele acabou reforçando outro argumento: o uso das vacinas para prevenir casos da doença e também as complicações e mortes geradas por ela. Entre os mesmos 23.709 pacientes pesquisados, o risco de novos casos de diabetes atingiu apenas  7% dos que estavam imunizados, contra 78% dos não-vacinados. Para a professora Fabrizia Tavares, a vacinação é uma importantíssima prevenção para a Covid. 

“Quando a gente minimiza a circulação de um agente, no caso do vírus Sars-Cov-2, a gente diminui o número de adoecidos também, né? Então, qualquer tipo de adoecimento pode gerar uma repercussão. E pra quem tem fator de risco basal, tem comorbidades como diabetes, hipertensão, cardiopatia, doenças renais… Eles têm mais chance, maior risco de agravamento. A vacina é sempre recomendada como profilaxia. Ela é uma estratégia de saúde pública, e sua importância é indiscutível”, concluiu.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: